Em 29 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí participa do Salão Estadual de Turismo 2019

WhatsApp Image 2019-08-29 at 09.10.57A cidade de Itaboraí participou do Salão Estadual de Turismo, na última semana (22 a 25 de agosto), no Armazém 2 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O evento, que contou com a participação do governador do estado, Wilson Witzel, e do secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, é um dos mais importantes do seguimento no país. O intuito é integrar o Estado com seus municípios, potencializando seus produtos e ainda o desenvolvendo a economia local, assim aumentando o fluxo de visitantes para esses destinos.

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), esteve presente apresentando os atrativos turísticos da cidade e ainda os diversos artesanatos produzidos pelos artesãos locais. Além disso, foram disponibilizados os materiais publicitários sobre os atrativos turísticos,  gastronômicos e hoteleiro da cidade de Itaboraí.

O prefeito de Itaborai, Dr. Sadinoel Souza, também esteve presente e falou dos atrativos que a cidade oferece para os visitantes. “A nossa cidade é rica em história, em arte, na produção de alimentos, como a nossa laranja, que é conhecida em todo o estado. Por isso que ter uma feira como essa, para poder expor e chamar as pessoas para visitarem o nosso município é uma oportunidade maravilhosa”, falou o prefeito.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 09.12.06O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza agradeceu a todos pela participação. “Fico feliz em ver Itaboraí crescendo. Esse é um importante canal para divulgação das potencialidades do nosso município”, afirmou o gestor da pasta.

Cerca de 70 municípios participaram da feira que foi dividida em setores, onde cada cidade participante teve a oportunidade de mostrar seus produtos, artesanatos típicos, paisagens, locais de interesses e também sua história. No auditório concentraram-se as palestras e exibição dos vídeos institucionais onde Itaboraí participou apresentando o seu material audiovisual exibindo os atrativos da cidade, conhecida como terra da laranja. Além de um espaço para estudo do turismo, troca de conhecimento e aprimoramento do setor econômico da área.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 09.10.56A turismóloga e coordenadora de setor de Turismo da cidade, Thais Brites relatou a importância da participação da cidade na Feira. “A volta do Salão é importante para o município, pois através dela é possível divulgar dados e atrativos dos municípios do interior, inclusive de Itaboraí. A feira chama a atenção para o nosso imenso potencial e valoriza os nossos artesãos e oleiros locais, além de todo o nosso trade turístico. Precisamos divulgar cada vez mais nossos eventos e nosso portal turístico online”, afirmou Thais

Na ocasião, os artesãos e oleiros de Itaboraí participaram do espaço “Saber fazer” onde puderam esculpir peças de barros ao vivo para os participantes do evento.

Itaboraí tem dado grandes saltos rumo ao desenvolvimento do turismo na cidade, nessa gestão foi criado 68958234_1071739566349305_7376243122675646464_no Conselho Regional de Turismo Caminhos da Mata que tem como objetivo sugerir e desenvolver ações para fomentar o setor turístico dos municípios do Leste Fluminense, de acordo com a vocação de cada um. É formado pelo poder público, membros da sociedade civil e iniciativa privada. Além do lançamento, esse ano, do Portal Turístico online, no endereço virtual: https://visite.itaborai.rj.gov.br/

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí