Em 30 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Encontro de autores movimenta a Biblioteca Municipal

48648137771_38c38aca8d_zNa última quinta-feira (29/08), aconteceu o 2° Encontro de Escritores de Itaboraí, na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro. O evento ocorre uma vez por mês e reúne autores publicados ou não, ilustradores e pessoas interessadas em escrever, com o intuito de divulgar seus trabalhos e, assim, torná-los conhecidos. Chamado de Manuel Convida, o encontro visa manter vivos os trabalhos e a memória de Joaquim Manuel de Macedo, figura importante para o município.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) vendo a dificuldade de reunir os autores de Itaboraí na tradicional Feira do Livro, criou um cadastro na Biblioteca Municipal para identificar esses autores e escritores de vários gêneros. “A gente reúne essas pessoas para ver quais tipos de ações podem ser criadas para torná-las conhecidas, porque muitas vezes os moradores vêm aqui conhecer autores de fora, de outros municípios e até de outros países, mas não conhecem os de sua própria terra”, disse Carla Almeida, diretora técnico-pedagógica que junto com a diretora técnico-administrativa Mônica Avelar Leal, recebem esses autores.

A ideia desse encontro surgiu da procura das pessoas pela biblioteca para divulgação de trabalhos. Atualmente 19 pessoas participam deste projeto, onde os autores podem trocar ideias e experiências. Novos escritores podem ter contato com quem já está na estrada há mais tempo ampliando, assim, seus horizontes. Para muitos autores a escrita é um refúgio em momentos ruins. “A poesia foi uma boia para me tirar desse mar de sofrimento”, desabafou Maiara Rocha, de 26 anos.

Uma nova ideia é fazer com que na Feira do Livro, a Biblioteca Municipal seja o espaço do autor local, destacando os escritores do município. “Pretendo viver até os 120 anos escrevendo”, revelou Ronaldo Leite, de 40 anos e autor de 10 livros.

A arte consegue trazer desconforto para chamar a atenção para os problemas da humanidade, também pode causar paz e, ainda, não tem idade. A escrita é atemporal. “Nunca desista dos seus sonhos! Sonhar é muito bonito, então quando você sonha e procura caminhos para realizar seus sonhos você está crescendo. Seja perseverante”. Essa foi a mensagem que Getúlia Adriana Rodrigues dos Santos Marins (49), que escreve desde os 9 anos, deixa para os novos escritores.

Atualmente a quantidade de sócios cadastrados na Biblioteca Municipal é de 3,065. A Biblioteca fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 39 — Centro, Itaboraí.

Por Jéssica Cruz

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí