Em 6 de setembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza XII Conferência Municipal de Assistência Social

48689506366_c12b964163_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou nesta sexta-feira (06/09), no Esporte Clube Comercial, a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Itaboraí.

A conferência é a instância máxima do exercício do controle social. E tem como objetivo reunir trabalhadores da assistência, gestores do Desenvolvimento Social e os usuários das políticas públicas para poder avaliar como a política de Assistência e Desenvolvimento Social anda no município e de que maneira pode ser desdobrada em políticas maiores.

48689167653_cf0b435aed_zA mesa de debate foi composta pelo prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza; pela desembargadora eleitoral, Drª. Glória Heloíza Lima; a juíza da 2ª vara criminal da Comarca de Itaboraí, Drª. Juliana Monteiro de Barros; a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Stefani Barreto; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; o presidente do conselho municipal de Assistência Social, Dr. Luiz Henrique de Abreu; o ouvidor geral do município, Leonidas Souza; o procurador geral do município, Antônio José Dias e a vereadora Joana Lage.

“Hoje estamos sendo agraciados com essa conferência e a cidade recentemente foi contemplada com o Projeto da Primeira Infância, que é uma parceria com a Petrobras, Unicef e ONU. Estamos com planos de descentralizar cada vez mais o Desenvolvimento Social e queremos criar um CRAS em Cabuçu para ampliar nossos atendimentos”, disse o prefeito, Dr. Sadinoel.

48690200537_163dd23bc9_zA desembargadora eleitoral, Glória Heloíza Lima parabenizou o trabalho que o município tem desempenhado na área social. “Acho importante registrar o exemplo de Itaboraí no sentido do desenvolvimento de uma política pública sustentável. Tem sido noticiado não só no Poder Judiciário, que Itaboraí vai sediar a primeira República Consorciada para Jovens Vulnerávei. Isso só mostra o destaque do município e mais do que isso, o desempenho de Itaboraí na promoção dessa política de inclusão social e de promoção do bem-estar de todos”, finalizou a Glória Heloíza.

48689505591_34d5b6a945_z“Gratidão é a palavra hoje que permeia o meu coração. Estamos avançando nas políticas públicas sociais. Em breve estaremos com a construção da nossa República Consorciada, que vai abrigar jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 18 a 24 anos, além dos que saem de acolhimentos públicos, com todo acompanhamento psicossocial. Em outubro, estaremos fazendo o lançamento do Criança Feliz e do Projeto Primeira Infância”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis.

48689505816_189212cc95_z“Esse é o tipo de ação em que as pessoas têm voz para nos dizer o que está dando certo ou não, é para conferir as políticas públicas. E daqui sairão deliberações para a Conferência Estadual e depois Nacional. São três eixos de discussões, sendo assistência social, participação social e financiamento público”, contou Dianne Arrais, assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O evento contou com uma apresentação cultural de Capoterapia, uma das oficinas oferecidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de alunos do polo do Jardim Imperial. Além de contar com a presença tradicional da Banda da Guarda Municipal.

48689677507_7814e1d1ef_zEstiveram presentes os secretários municipais de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza; de Habitação e Políticas Sociais, Monica Virgílio; de Saúde, Júlio César Ambrósio; de Obras e Serviços Públicos, Clóvis Raimundo Thomé; de Fazenda, Edson Brandão; de Administração, Edvaldo Daumas; de Esporte e Lazer, Ronaldo Anquieta; de Planejamento, José Fernando Soares e o de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça. E ainda o controlador geral do município, Joaquim Gama; a presidente do Itaprevi, Andréia Daumas; e os vereadores Marcos Araújo, Agnaldo Coutinho, Marcelo Lopes, Paulo Alves, Rogério Filgueiras e Bil.

Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí