Em 27 de setembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaprevi realiza palestra sobre Depressão

48804189192_a72b4562c6_cNesta sexta-feira (27/09), os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), participaram de uma palestra sobre depressão, por conta da campanha Setembro Amarelo, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece em 10 de setembro.

A ação faz parte do programa Maturidade Saudável, que acontece mensalmente, e conta com o tradicional café da manhã e entrega de contracheques.

A psicóloga Lígia Manila, do Programa Municipal de Saúde Mental falou sobre o tema. “A depressão é tratada como transtorno de caráter genético, psicossocial e comorbidades. É o mal do século e atinge crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, no Brasil 32 pessoas morrem por dia vítima da depressão. É um dado alarmante que devemos combater, com ações de atendimento, acompanhamento e outros”, frisou Lígia.

48804043531_36899efbfa_cDentre os sinais de alerta das pessoas com depressão, estão o abuso de drogas e/ou álcool; falar de morte o tempo todo; não mostrar esperança pelo futuro; assumir riscos fora do comum e outros.

A presidente do Itaprevi, Andréia Daumas comentou que o Maturidade Saúde visa a integração entre os aposentados e pensionistas, e ainda levar conhecimento de assuntos importantes. “Nós buscamos trazer sempre temas relevantes, e este mês não poderia ser diferente, por conta do Setembro Amarelo. Depressão ainda é um tabu para as pessoas, mas algo que precisa ser falado, porque muita das vezes a pessoa do seu lado está “implorando” por ajuda e você não percebe”, disse Andréia.

Para quem necessita de ajudar, basta procurar uma Unidade de Saúde da Família mais próxima, além dos hospitais gerais de emergência e equipe dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Por Thaís Azevedo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí