Em 30 de setembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí recebe palestra sobre Orçamento Público

48821416067_14a57304df_cNa última sexta-feira (27/09) aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, o Treinamento de Orçamento Público. O evento reuniu profissionais de várias secretarias e teve como palestrante o secretário municipal de Planejamento, José Fernando Soares a convite do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento foi direcionado a todos os servidores e técnicos do município e funcionou como uma capacitação e treinamento sobre Orçamento Público.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza parabenizou o palestrante e os servidores presentes. “José Fernando é um cara tão humilde, e que interpreta nossos sonhos com brilhantismo. Obrigado por ceder o seu tempo e sua capacidade para nos auxiliar aqui no município de Itaboraí, e aos servidores por buscarem mais conhecimento e capacitação”, agradeceu o chefe do Executivo.

48821259396_9cb2c6be22_cO secretário municipal de Desenvolvimento Social Estevan Assis, comentou o evento. “O objetivo hoje é capacitar nossos técnicos, e nós temos um secretário de Planejamento que, sobre tudo, é uma pessoa de notório saber nesta área. Então resolvemos organizar esta palestra para que possamos compartilhar conhecimento e, consequentemente, fazer uma administração pública mais eficiente, trabalhando em prol dos munícipes”, disse o gestor da pasta.

A palestra abordou especificamente o orçamento público do município de Itaboraí, a respeito do projeto de lei para o exercício de 2020. “Na realidade, essa é uma grande oportunidade para mostrar aos presentes à importância do orçamento público em todo e qualquer município”, falou o secretário de Planejamento e palestrante José Fernando Soares.

Segundo o palestrante a lei do orçamento é uma das mais importantes do município, já que é ela que estima os valores que o município deverá arrecadar no exercício de 2020, autorizando ainda os gastos dos valores que serão arrecadados de acordo com cada modalidade. Ou seja, cada secretaria elabora seu planejamento e projeta seus gastos a partir do orçamento macro desenvolvido sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, que é quem tem a responsabilidade de elaborar o projeto de lei do orçamento para encaminhar à Câmara Municipal de Vereadores.

“Foi uma grande sacada a organização deste evento. Esse assunto é de suma importância para o município. Estou honrado com o convite”, disse o secretário municipal de Administração de Tanguá, Dr° Bernardo Guimarães.

Para o participante da capacitação, o coordenador de Departamento de Processos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luiz Antônio Figueiredo, o encontro foi de suma importância: “Capacitação é sempre bom, e ainda necessária para melhor entendimento com os técnicos de processos e planejamento”, comentou Luiz Antônio.

A palestra foi uma grande oportunidade para passar conhecimento para o público, tendo em vista que poucas pessoas têm informações de como se elabora um orçamento público e para o que ele serve. Vale ressaltar que esta é uma lei que é feita anualmente, e tem vigência do primeiro até o último dia de cada exercício.

48820903413_a4f86d5ac4_cPrestigiaram a palestra, os secretários municipais de Habitação e Políticas Sociais, Monica Virgilio; de Saúde, Júlio César Ambrósio; de Fazenda, Edson Brandão; de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; o controlador geral do Município, Joaquim Gama e o ouvidor geral do Município Leonidas Souza. E ainda os vereadores Joana Lage e Eneas, além do comandante da Guarda Municipal, Alexandre Barbosa; o diretor de Planejamento e Projeto  do Conleste, Willian Nascimento Marins e o controlador do Município de São Gonçalo, Luiz Henrique Felizardo.

Por Jéssica Cruz

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí