Em 30 de setembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio (5)A Prefeitura de Itaboraí, por meio do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia realizou na última sexta-feira (27/09), a 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo.

A ação contou com faixas, distribuição de panfletos explicativos e orientações. A caminhada partiu do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, seguindo pela Avenida 22 de Maio e finalizando no ponto de chegada, que foi a Quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. No local, diversas atividades de promoção a Saúde, como orientação e avaliação nutricional, com as nutricionistas da Universidade Salgado de Oliveira (Universo); verificação de glicemia e pressão arterial, com a equipe do Hospital Municipal. E ainda o Espaço Saúde Fisio Style também esteve presente oferecendo os serviços de relaxamento muscular, terapia da dor, auriculoterapia, entre outras atividades. O espaço da beleza disponibilizou limpeza de pele, spa das mãos, teste de bases e demonstrações de maquiagens.

Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio (3)O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio ressaltou a importância das orientações sobre a prevenção ao suicídio. “A integração das secretarias é importante para disponibilizar uma maior orientação sobre a prevenção e a conscientização. E necessário que a população saiba que temos disponíveis na rede profissionais extremamente capacitados para ajudar. É essencial buscar o acompanhamento e acolhimento para vencer essa batalha”, disse o gestor da pasta.

O setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, foram intensificadas as ações nas Unidades Básicas de Saúde e em outros equipamentos do setor público municipal, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.

“Agradeço a todos que se disponibilizaram em participar desta caminhada. O número de pessoas que sofrem com a depressão e chegam a praticar o suicídio vem crescendo alarmadamente, principalmente em nossa cidade. Por isso precisamos estar atento aos sinais e buscar praticar o bem.  Temos em Itaboraí os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e psicólogos da rede disponibilizados para atender a população”, comentou a gestora da Mahatma Gandhi, administradora do Hospital, Larissa Cordeiro Salles Bertoldo.

Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídioA moradora do Centro, Keila Leite ficou sabendo do evento através de amigos e veio participar. “Uma ótima atitude. Importante ter esse olhar de cuidado uns pelo outros, pois muitas pessoas estão passando por momentos difíceis e nós nunca imaginamos que pode acontecer com alguém próximo”, afirmou Keila.

Participaram da caminhada funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social; do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, entre outros setores públicos e simpatizantes. Além do vereador Eneas, o secretário municipal de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva e o ouvidor geral do Município, Leonidas Souza.

Por Sabrina Peres