Em 1 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Finais do handebol fecham Jemita 2019

48828002226_92f3ee07a4_cA manhã da última segunda-feira (30/09) marcou o fim dos Jogos Municipais das Escolas de Itaboraí (Jemita), organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), no Citrus Clube Itaboraí, após ter sido disputado por 19 instituições de ensino da rede. Com a realização das finais do handebol, a do futsal foi disputada no dia 23 de setembro, o evento terminou com a celebração do sucesso que os jogos alcançaram entre os alunos e professores.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), Osório de Souza falou do saldo positivo que os jogos tiveram e do que está sendo planejado para o próximo ano.

48828002866_b2d5f87642_c“Os jogos atingiram todos os nossos objetivos, no aspecto esportivo e educacional. Mantendo equilíbrio, respeito e solidariedade. Graças a Deus não houve incidentes. Toda organização está de parabéns. Para 2020 os jogos serão ampliados com esportes individuais, como: tênis de mesa, atletismo e outros”, contou Osório.

A coordenadora do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Eja), Érika Felix comentou sobre o plano de diversificar as modalidades e aumentar o número de alunos participantes.

48828157992_7be3abb6ec_c“O saldo dos jogos foi muito positivo, para o ano que vem queremos aumentar o número de estudantes e diversificar as modalidades, para que uma quantidade maior de alunos possa escolher qual esporte se identifica mais. Esporte é vida, saúde, por isso consideramos que foi um movimento muito importante para a rede, porque acreditamos na prática esportiva como uma ferramenta de inclusão social, de possibilitar aos estudantes experiências  importantes”, explicou a coordenadora.

Divididas em duas categorias, por faixa de idade, masculina e feminina, a 1ª categoria era com alunos de 15 a 16 anos, a 2ª ficou com os de 13 a 14.

48828002111_cec70de847_cA final feminina da 1ª categoria teve a Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, da Ampliação, como vencedora, após vencer a Antônio Alves Vianna, do Apolo II. Já a vencedora da 2ª categoria feminina foi a Padre Hugo Montedônio Rêgo, de São Joaquim, que venceu a Gastão Dias de Oliveira, que fica localizada no Caluge. Já a final masculina da 1ª categoria foi vencida também pela Padre Hugo Montedônio Rêgo, após derrotar a Guilherme de Miranda Saraiva.

Samuel Marcolino, de 14 anos, vencedor da 2ª categoria masculina junto com a Escola Municipal Vereador Dimas Nogueira, de Visconde, vencendo a Padre Hugo Montedônio Rêgo, falou do sentimento de representar o local em que estuda.

“Foi uma sensação incrível ser campeão e representar nossa escola assim. Tivemos uma participação muito importante. Gostei do Jemita por afastar os jovens do nosso bairro de coisas ruins e nos aproximar mais do esporte, nos apresentar um futuro melhor”, disse o aluno do 9º ano, ao lado dos amigos.

Por Larissa Bastos