Em 1 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Casa Heloísa Alberto Torres está com a exposição “Portais da História” até o dia 16 de outubro

48828178866_234c8ae8c2_cA Casa Heloísa Alberto Torres, no Centro, abriu na noite da última segunda-feira (30/09), a exposição “Portais da História” do artista Dawson Nascimento. A mostra, com visitação gratuita ficará disponível  à população até o dia 16 de outubro.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza parabenizou o artista pela exposição desta magnitude. “Um artista da região, que confecciona belíssimas peças de arte. O parabenizo não apenas por suas obras, mas pela disposição de ensinar aos mais novos. No mês de aniversário da Casa, nada mais justo do que receber esta exposição”, disse o gestor da pasta.

Ao todo, a exposição conta com aproximadamente 20 peças, entre portas, painéis e quadros de madeira MDF, com a técnica entalhe em madeira com pátina envelhecida. Dentre as obras, a Casa Heloísa Alberto Torres; Arcos da Lapa, no Rio Antigo; Estátua de Brigitte Bardot, em Búzios; Casario em São Pedro da Aldeia e em Ouro Preto; Bacaxá, em Saquarema, na década de 20 e reproduzida por meio de fotos, e outros.

48828333102_33df613a10_cSegundo o artista, esta é a segunda vez que ele expõe seus trabalhos na Casa Heloísa Alberto Torres. A primeira foi há 21 anos. “É muito bom voltar aqui novamente, nesta Casa que me traz memória afetiva, visto que na primeira vez minha mãe e meu irmão estavam aqui comigo e hoje já são falecidos. Agradeço a todos os envolvidos por esta exposição, e minha família, que é a minha base”, falou Dawson Nascimento.

Desde junho de 2018, a exposição “Portais da História” já percorreu vários lugares, dentre eles, a Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro; o Salão Nobre da Câmara Municipal de Niterói; a Casa de Cultura de São Pedro da Aldeia e a de Iguaba Grande; A Pinacoteca Municipal de Rio Bonito e outros espaços culturais.

Nascido em Rio Bonito, Dawson Nascimento da Silva é autodidata, tendo iniciado sua experiência artística ainda quando criança, ao desenhar personagens de histórias em quadrinhos e modelagem em argila. Mas, ao descobrir a madeira apaixona-se e não para mais.

48827799988_ed267c8b72_cDono de um inegável talento, Dawson consegue retratar na madeira os detalhes da arquitetura brasileira. Com destaque para os estilos colonial e imperial, tão presentes nos conjuntos arquitetônicos das cidades históricas dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; do controlador geral do município, Joaquim Gama; do ouvidor geral do município, Leonidas Souza; do diretor da Casa Heloísa Alberto Torres, Sérgio Espírito Santo e dos subsecretários da Educação, Cultura e Turismo, Célia Regina Fortunato e Deivid Antunes.

A Casa Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Por Thaís Azevedo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí