Em 2 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Desenvolvimento Social celebra Dia do Idoso

48828208368_212df4b067_cA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI) realizou na última terça-feira (01/10), um dia especial com o intuito de comemorar o Dia Internacional do Idoso, que é celebrado anualmente no dia 1º de outubro.

A diretora da ILPI, Renata Ximenes ressaltou sobre a valorização dos idosos. “Precisamos reconhecer as vivências dos idosos e promover momentos como esses, a fim de proporcionar um envelhecimento com qualidade”, afirmou Renata.

48828745452_6f1effa763_cA programação contou com uma manhã repleta de histórias e músicas com a contadora de história da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, Suzana Braga. Que ainda cantou algumas cantigas com os idosos, falou sobre as memórias que sempre temos que resgatar e contou histórias como “Bumba meu Boi”, “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” e “O pescador, o rei e o anel”.

“Gostei muito das historias, principalmente a do “O pescador, o rei e o anel”. Dias assim nos trazem alegrias e vontade de viver”, disse o idoso Antenor de Souza, 81 anos, que é um poeta e cantou composições como “A Jangada voltou só” do Dorival Caymmi, “Lembranças” do Miltinho, entre outras canções. Na parte da tarde a Banda da Guarda Municipal esteve presente.

48828209153_179d3b3141_cAs ILPIs são locais de acolhimento em regime integral, previstas na proteção social especial de alta complexidade, para atender idosos em situação de abandono ou negligência, e em caso de quebra de vínculo familiar e comunitário.  Os idosos são acompanhados pelas instituições, com o objetivo de assegurar padrões de qualidade no atendimento. Assim como previsto na lei de nº 10741, de 01 de outubro de 2003, que dispõe sobre o estatuto do idoso.

Por Sabrina Peres.

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí