Em 3 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza 3º Encontro de Secretarias Escolares

48838262522_c906bddc6d_cNa tarde da última quarta-feira (02/10), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) realizou o 3º Encontro de Secretarias Escolares, no Rotary Club de Itaboraí. O objetivo da reunião é informar e atualizar os profissionais que atuam na área do secretariado das unidades escolares da rede municipal.

O evento contou com a participação da professora e orientadora pedagógica pelos municípios de São Gonçalo e Maricá, Rosana Gildo Vieira, que ministrou uma palestra com o tema “Secretaria Escolar e o Direito Educacional: Desafios da Gestão”.

“Essa ação é primordial para que o fazer do profissional seja aprimorado a cada dia. A própria legislação prevê isso e fico muito feliz em saber que a Prefeitura de Itaboraí está buscando atingir essa meta, que também faz parte do Plano Municipal. Sempre bom deixar claro a extrema importância que tem a formação”, disse Rosana, que é pós-graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Direito pela Universo.

48838083751_5d43c14ec1_cO secretário municipal da Sectur, Osório de Souza esteve no encontro e falou do quanto é preciso oportunizar e oferecer condições melhores para os funcionários. “Quero agradecer a cada um pelo trabalho e o empenho que vocês tem tido nas secretarias. Mas precisamos avançar, procurar fazer cada dia melhor e só podemos fazer isso se tivermos oportunidade, como a que estamos tendo aqui hoje. Tenho certeza que esse grupo quer crescer e aprender um pouco mais com a professora Rosana”, disse o gestor da pasta.

48838263002_f559c3bf6b_cPara a coordenadora da Supervisão Educacional, Thais Motta, o trabalho da secretaria é fundamental para o bom funcionamento da unidade escolar, principalmente pelo contato que é feito com as famílias dos alunos. “Quando pensamos em secretaria, pensamos no cartão de visita da escola. É o primeiro lugar de acolhimento, onde a família chega, é neste lugar que ele perpassa, não só na questão burocrática, mas principalmente a vida das pessoas. Questões complicadas da vida das crianças passam por ali, é o coração da escola”, destacou a coordenadora.

“Sou concursada da rede desde 1989, sou professora e já estou na função de secretária escolar há quatro anos e tudo que foi dito aqui é de fundamental importância. Há alguns anos as pessoas que trabalhavam nas secretarias acabavam ficando esquecidas, só recebiam cobranças, mas agora eles começaram a fazer esse tipo de formação conosco e dar uma atenção maior para a nossa área”, contou Rosália Viana Nogueira, secretária escolar da Escola Municipal Prefeito Simaco Ramos de Almeida, em Porto das Caixas.

Por Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí