Em 3 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Conselheiros municipais de saúde recebem capacitação

48822664372_2b27f76548_cA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última segunda-feira (30/09), a capacitação dos conselheiros municipais de saúde. A iniciativa teve como objetivo apresentar a organização do sistema de saúde no Brasil e a gestão do SUS, tendo por base a legislação estruturante e a vigente, bem como exemplos de sua aplicação no Estado e nos Municípios.

O secretário municipal de Saúde,  Júlio César Ambrósio falou sobre a importância da qualificação profissional. “O prefeito ficou muito satisfeito com a busca pelo conhecimento de cada um de vocês. Parabenizo a todos pelo empenho e quero dizer que estou feliz pelo desenvolvimento do serviço, espero que vocês tenham agregado conhecimento e esse é o nosso papel, nos capacitarmos para cada vez mais oferecer o melhor para população”, disse o gestor da pasta.

A programação do curso que teve duração de 40h contou com palestras, exibição de vídeos, filmes e atividades em grupo. Foram destacados temas como Evolução histórica do sistema público de saúde no Brasil; Organização, princípios e diretrizes do SUS; História do direito e sua relevância na sociedade e princípios do direito aplicado; Arcabouço legal do SUS; Gestão do SUS: Planejamento e financiamento e as Competências dos Conselhos de Saúde.

48822664307_7979dbefe3_c (1)O instrutor Edilson Francisco dos Santos, médico do Programa Mais Médicos para o Brasil, pós-graduado em Gestão da Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrou as palestras juntamente com o advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho, Márcio André Rodrigues Vieira.

“Ótimo essa capacitação, pois o sistema está em constante atualização. Precisamos nos informar, se ligar nas mudanças, o digiSUS gestor é um dos exemplos, ficamos sabendo desta ferramenta que vem para oferecer mais qualidade nos serviços, dos processos e da atenção à saúde”,  relatou a conselheira Adriana das Graças.

Todos os participantes que obtiverem 75% de presença nas atividades receberam seus certificados.