Em 7 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Programa Saúde do Idoso realiza capacitação para profissionais da área

48859383426_a06bb8084c_cNa tarde da última sexta-feira (04/10), a Prefeitura de Itaboraí, por meio do Programa Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na sede da 25ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), uma capacitação para profissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município, além de pessoas que trabalham na área e buscam mais conhecimento.

As palestras foram ministradas pela nutricionista Larissa Caldas, que falou sobre a importância de uma alimentação balanceada; a dentista Fernanda de Oliveira, que explicou como deve ser feita a higiene bucal para evitar complicações referentes à idade; a enfermeira Dina Beatriz, que chamou a atenção para os problemas com hipertensão e diabetes; e a também enfermeira Raffaelly Devolder, que passou aos presentes como devem ser os cuidados com a pele das pessoas idosas, para evitar lesões graves.

48859580452_04abeb4c70_cA coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, Maria Aparecida Coelho, falou sobre o quanto é necessário capacitar os profissionais e dar qualidade no atendimento ao público que eles atendem.

“Desde o ano passado a nossa preocupação é em capacitar os profissionais que atendem os idosos institucionalizados. Provemos, em 2018, a primeira capacitação, que teve uma ótima resposta, onde trabalhamos mais sobre a organização das ILPIs e esse ano partimos para a capacitação efetiva dos técnicos. Não podemos nunca nos esquecer desses idosos e eles precisam receber o melhor suporte possível”, disse Maria Aparecida Coelho.

“Para nós que estamos nessa área é muito importante sempre buscar por aprimoramento e conhecimento. Isso ajuda a conciliar o que aprendemos em sala de aula e colocar em prática”, comentou a técnica de enfermagem e cuidadora de idosos, Claudia da Fonseca, de 45 anos.

Larissa Bastos