Em 29 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Secretaria Municipal de Saúde oferece capacitação sobre anemia falciforme

_MG_7194Profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município, entre médicos, enfermeiros e técnicos, passaram por uma capacitação sobre anemia falciforme, na Secretaria Municipal de Saúde, em Nancilândia, na manhã desta terça-feira (29/10). As palestras foram ministradas pela assistente social, Valéria Vasconcelos e a portadora de anemia falciforme, Juliana Holliver.

A subsecretária de Atenção Básica, Luana Rodrigues explicou que essa é a primeira capacitação sobre o tema realizada em Itaboraí. “Essa é uma temática que não vinha sendo abordada no município. Percebemos, através de uma demanda do Conselho Municipal de Saúde, que havia uma grande necessidade e começamos a ver a linha de cuidado com as pessoas que têm essa doença”, disse Luana, explicando que as escolas têm papel fundamental nesse atendimento, porque é através delas que podem chegar até as crianças atingidas por esse tipo de anemia.

_MG_7173A capacitação contou ainda com a presença do secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, diretores e profissionais das escolas do município, além da coordenadora da Saúde da População Negra do município e assistente social, Claudia Bomfim.

Sobre anemia falciforme

Anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se com mais facilidade, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra e é hereditária (passa dos pais para os filhos).

WhatsApp Image 2019-10-29 at 13.09.06Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida, por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e praticar medidas para sua prevenção.

Por Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí