PMI
PMI
Em 30 de outubro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza 5º Seminário de Envelhecimento e Saúde

48986996466_5f69f13f95_cCom objetivo de compartilhar experiências, discutir o processo de envelhecimento e os direitos da pessoa idosa através das políticas públicas, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última terça-feira (29/10), no Colégio Cenecista Alberto Torres, no Centro, o 5º Seminário de Envelhecimento e Saúde de Itaboraí. A iniciativa foi desenvolvida pelo Programa Municipal Saúde do Idoso (PSI).

O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, relatou que o objetivo maior é dar mais assistência e qualidade de vida a pessoa idosa. “Parabenizo a toda equipe pelo incentivo e compromisso. Priorizamos assegurar os direitos dos idosos e que eles consigam envelhecer com segurança e dignidade. Idoso é sinônimo de experiência, aprendizado e qualidade de vida”, disse Júlio.

48986996161_fcdef67f28_cSegundo a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Idoso, Maria Aparecida do Nascimento Coelho, a realização das primeiras edições do seminário buscaram a afirmação e consolidação do evento, pois a pretensão é se tornar um referencial científico da área no município.

“São nossas escolhas ao longo da vida que vão formar nosso envelhecimento, por isso precisamos criar a cultura de pensar na velhice desde cedo e nos preparar pra ela. Não poderia deixar de agradecer a toda equipe e a todos que colaboram para esse Programa seguir em frente”, comentou a coordenadora, lembrando que este mês, em 1º de outubro celebra-se o Dia do Idoso.

O encontro reuniu dezenas de profissionais da Saúde, cuidadores de idosos, estudantes e outros interessados ao tema. Na ocasião, a fonoaudióloga do PSI, especialista em geriatria e gerontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Luciana Leôncio Sales, apresentou a temática “Gerontologia”; a mediação ficou por conta da nutricionista, Larissa Caldas com tema “Deglutição”. Em seguida a fonoaudióloga, Mônica Jardim  ministrou o tema “Difagia e sua relação com a demência”.

48987192232_d66a324303_cEm um segundo momento a fisioterapeuta, especialista em Envelhecimento e Saúde do Idoso pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Ensp/Fiocruz, Ísis Simões Menezes palestrou sobre a “Instabilidade postural, incontinência urinária”; o fisioterapeuta do PSI, Íverson Vinícius Aguiar destacou o assunto sobre “imobilidade”. Já a geriatra do PSI, Thabata Salim falou sobre “latrogenia e medicamentos” e a gerontóloga do espaço Equivita, Juliana Lauria ministrou o tema “Incapacidade cognitiva”.

“Muito importante para nós enfermeiros estarmos por dentro de tudo que compõe a saúde do idoso. Cabe a área da enfermagem lidar. Parabenizo a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa de abrir as portas para nos agregar conhecimento, isso demonstra que essa área está crescendo”, relatou Iucema Menezes, estudante de enfermagem.

Em Itaboraí existem programas públicos planejados especialmente para a pessoa idosa. Além do Programa Saúde do Idoso, o município tem a única escola para idosos, com alunos a partir de 50 anos de idade, o Centro de Referência de Educação para Idosos de Itaboraí (Cremii). Outra iniciativa é o Programa Conviver com Idoso, oferecendo atividades físicas, resgatando autoestima e o bem-estar das pessoas de 3ª idade. Também, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), que mensalmente reúne os aposentados e pensionistas para participar de atividades ligadas ao lazer, à saúde e ao bem-estar.

Por Sabrina Peres 

LEIA MAIS EM PMI




  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável