Em 1 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Projeto Ronda Preventiva faz visitas às escolas da cidade

48991537803_ec8770df16_cO Projeto Ronda Preventiva, do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal de Itaboraí, que responde a Secretaria de Segurança e Defesa Civil do município, tem feito inúmeras ações com alunos de escolas públicas e privadas da cidade. Uma delas é o Condutores do Futuro, um trabalho de educação, informação e conscientização sobre as questões relacionadas ao trânsito, com estudantes que cursam até o 9º ano do Ensino Fundamental.

48991538193_56c81e0b1f_cNa manhã da última quinta-feira (31/10), os agentes visitaram a Escola Municipalizada Maria das Dores Antunes, em Picos, que atualmente atende 108 alunos, divididos em sete turmas, entre os turnos da manhã e tarde. A turma do 3º ano do Ensino Fundamental recebeu uma palestra, dada pelo guarda Eleílton Ledovino, além de um vídeo e uma atividade prática, onde os agentes montaram uma pista com direito a carrinho, sinal de trânsito e faixa de pedestre.

48991538208_16322b0e31_cA diretora Daniele Braga explicou a importância desse tipo de trabalho com as crianças. “Esse projeto é muito interessante, principalmente por causa da conscientização no trânsito, nós temos visto cada acidente terrível por causa da imprudência das pessoas. E os agentes da Guarda fazem um trabalho de forma lúdica, isso deixa as crianças encantadas, atrai a atenção e o interesse deles, fazendo com que eles absorvam as informações que são passadas”, explicou a diretora.

48992087181_e80956ce07_cA guarda Luara Dias contou sobre as ações desenvolvidas pela Guarda Municipal de Itaboraí. “O mais importante quando o assunto é trânsito é trabalhar com a prevenção, por isso que trabalhamos com crianças. Além do Condutores do Futuro, começamos a apresentar recentemente o Teatro de Fantoches, onde falamos sobre a Guarda Municipal. Já o “Vem Que Tem” é a parte que nós trabalhamos com escolas de locais que não podemos ir por alguma razão, então nós procuramos uma forma de trazer essas escolas até nós”, disse Luara, ao lado da guarda Isabella Almeida.

48992086356_e85a17c3b6_cO estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, Daniel Simonsen, de 8 anos, falou da experiência de ter esse tipo de ensinamento. “A aula foi muito legal, a gente aprendeu sobre o trânsito, os sinais e os transportes. Quando chegar em casa, vou dizer para os meus pais que o dia foi muito bom e que eu amo as aulas da minha escola”, contou o aluno.

“Achei tudo que aprendi aqui hoje muito bom. Aprendi que só pode andar no banco da frente quando você tiver 10 anos e usando o cinto de segurança. E os bebês só podem andar no banco de trás e sentados na cadeirinha. Sempre olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e só passar pela faixa de pedestre”, enumerou Camilla da Silva, de 9 anos.

48992086221_c00de07659_cPara as escolas interessadas em contar com o projeto é necessário enviar um ofício para o e-mail da Ronda Escolar (ronda.escolar@itaborai.rj.gov.br) ou entregar na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil para que uma data seja marcada de acordo com a disponibilidade da Guarda Municipal.

Por Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí