Em 19 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí oferece capacitação contra a Tuberculose

49085896227_d0e8b21140_cNa manhã da última segunda-feira (18/11), a Secretaria Municipal de Saúde, em Nancilândia, recebeu uma capacitação sobre o Novo Manual de Práticas e Atitudes contra a Tuberculose.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do município de Itaboraí, Maria José Pereira foi quem palestrou e esclareceu as dúvidas dos agentes comunitários de Saúde presentes. “Nós estamos recapacitando toda a rede de saúde da atenção básica. Já capacitamos os médicos, para fazer o manejo da tuberculose e até segunda-feira vamos capacitar os agentes comunitários. O objetivo é buscar os sintomáticos respiratórios, fazer o tratamento diretamente observado na ponta, escutar o que realmente está acontecendo que não estamos melhorando em alguns aspectos indicativos, o motivo de alguns abandonarem o tratamento, entre outros aspectos que temos que lidar”, explicou a coordenadora.

49085896162_14c2f7a76c_cA agente comunitária da Unidade Básica de Saúde de Cabuçu, Denise Pereira comentou sobre a importância desse tipo de ação. “Acho importante porque nós estamos nos atualizando sobre novas formas de detectar a doença na nossa comunidade e adquirindo um conhecimento maior para passar essa informação para os pacientes que atendemos”, disse Denise.

A capacitação vai ocorrer durante toda essa semana e se estende até a próxima segunda-feira (25/11), sempre na parte da manhã, na Secretaria Municipal de Saúde.

Por Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável