Em 19 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza Semana da Consciência Negra

49084956151_338452cb52_cO Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí e o Coletivo Ponte Cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) realizaram na última segunda-feira (18/11), no Esporte Clube Comercial, no Centro, a Semana da Consciência Negra, com o tema “Qual a cor da sua consciência?”.

O evento contou com contação de história; palestra; bloco carnavalesco; apresentação cênica; exibição de clipe musical; desfile de moda; roda de capoeira; oficina de trança, turbante e boneca abayomi; designer de sobrancelhas, feira de empreendedorismo negro; distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante e outros.

O subsecretário de Cultura e Turismo, Deivid Antunes destacou a programação extensa como um dia de reflexão e agradeceu o público presente. “Esta reflexão é para toda a sociedade, mas vejo aqui muitos professores do Colégio Visconde de Itaboraí (Cevi) e alunos de formação de professores. Vocês tem a tarefa de falar sobre a desigualdade social e o racismo para seus futuros alunos”, comentou Deivid, ao lado da subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte.

49084956506_47b831b434_cPara o diretor executivo do Coletivo Ponte Cultural, Marcos Moura, o objetivo do evento vai além da temática da consciência negra. É levar essa responsabilidade para que a população reflita sobre a cor da sua consciência. “Nenhuma pessoa branca é responsável pelo o que aconteceu no passado, mas é responsável para mudar as atitudes do presente e futuro. E assim, viver e reproduzir um comportamento antirracista”, disse Marcos.

Segundo a presidente do Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí, Elaine Arruda, a entidade realiza essas ações durante o ano inteiro. Mas em alusão ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o projeto se faz necessário por se tratar de uma percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmo. E também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social.

Por Thaís Azevedo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí