Em 19 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza lançamento do Projeto Primeira Infância

49066585056_0c777f1086_cA Prefeitura de Itaboraí recebeu na última quinta-feira (14/11), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no Centro, o lançamento do Projeto Primeira Infância. A ação visa promover o desenvolvimento de crianças de zero até os seis anos de idade.

O prefeito Dr. Sadinoel Souza agradeceu todos os presentes, ao Governo Federal, a Petrobras e a deputada estadual, Rosane Felix pelo apoio para que o projeto seguisse em frente. “O desenvolvimento nos primeiros anos de vida das crianças é essencial receberem apoio, pois será fundamental para ter uma vida melhor”, afirmou o chefe do Executivo.

A iniciativa da Petrobras para a Primeira Infância irá investir cerca de R$ 20 milhões em ações nos próximos três anos e o município de Itaboraí está na lista entre os contemplados. Nesta primeira etapa, a iniciativa será implantada também em outras três cidades: Laranjeiras (SE), Mossoró (RN) e São Sebastião (SP). A partir dos aprendizados verificados nesta primeira implementação, outras 11 cidades receberão o projeto.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis é uma honra dar início a este projeto importante para a cidade. “Esse é um momento especial para o município, esse projeto faz parte de um programa nacional e nós fomos agraciados por ele e pelo time da Petrobras que vai estar conosco. A ocasião é para olharmos para trás, num processo preventivo desde a concepção até todo percurso da Primeira Infância, que é onde conseguimos lá na frente ver os resultados de uma sociedade melhor, mais justa, de pessoas que não estejam mais a margem da sociedade. Quero destacar e agradecer esse olhar especial de vocês pela nossa cidade de Itaboraí”, comentou Estevan.

49066797567_d8f9e1f1bf_cEntre as atividades previstas no projeto estão a capacitação para profissionais da rede pública de assistência social e ensino; formação para organizações da sociedade civil que atuam na proteção de crianças; palestras para gestantes, pais, responsáveis e tutores; grupos de cuidados sobre a prevenção da violência familiar; disseminação de informações sobre o tema para jornalistas e estudantes de comunicação. Além de acompanhamento da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

“Fico feliz de estar aqui, por ter vivenciado este momento de união e parceria, pois este é um marco inovador da priorização da Primeira Infância na cidade. Durante os anos da minha vida enquanto juíza da infância pela primeira vez vejo realmente uma sociedade unida pela mesma causa, que efetivamente passaram a ter um olhar mais humanizado para aquilo que de fato representa o futuro do país. Vejo a esperança neste lugar, pois priorizações como essas podem ser replicadas  a partir do exemplo de Itaboraí e de todos vocês”, relatou a juíza da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e integrante (COAPS), Glória Heloíza Lima.

Após o lançamento os participantes seguiram para uma reunião técnica no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, onde foram traçadas metas e objetivos, assim dando voz efetivamente no andamento do Projeto Primeira Infância.

49066798677_374e1408d6_cEstiveram prestigiando o evento os secretários municipais de Saúde, Júlio César Ambrósio; de Administração, Edvaldo Daumas; de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins; de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça, do Planejamento, José Fernando Soares. E ainda o ouvidor do município, Leonidas Souza; o procurador geral do município, Dr. Antônio Dias; o consultor geral do município, Sílvio pinho; o diretor geral do Conleste, João leal; o presidente da 25ª subseção da OAB/RJ, Dr. Lauro de Mattos; a juíza titular da Vara da Infância e Juventude, Dra. Rosana Albuquerque França; a juíza titular da 2ª Vara Criminal em Itaboraí, Drª Juliana Cardoso e a representante da Petrobras, Marcela Levigard . Além dos vereadores Agnaldo Coutinho e Bil.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável