Em 19 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Policlínica de Nancilândia realiza consultas para especialidade de Urologia

49091201321_cd2eb062a1_cA Secretaria Municipal de Saúde vem priorizando o bem-estar e a saúde da população. Prova disso, é a Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, que realiza aproximadamente 240 consultas por mês para a especialidade de Urologia.

A diretora da Policlínica, Janaína Kallinka relatou que é importante reforçar a relevância da prevenção. “Em muitos casos, a prevenção e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença para a cura da doença”, disse Janaína.

O Novembro Azul chama atenção para o cuidado do homem com a saúde e é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo como Instituto Nacional de Câncer. Em 2019, estima-se mais de 68 mil novos casos.

O médico urologista da Policlínica, Otto Moreira ressaltou que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens é preciso se cuidar. “Essa é uma doença silenciosa e acontece mais frequentemente entre os homens com idade a partir de 40 anos. A maioria dos homens por natureza são mais resistente a ideia de ir regulamente ao médico, por isso acabam descobrindo a doença quando já esta em estágio avançado. É preciso orientá-los e conscientizá-los, pois além do câncer há outras doenças que acometem o  trato urinário“, afirmou o médico.

Para atendimento na Policlínica, o paciente deve buscar a Unidade de Saúde da Família e agendar uma consulta com o clínico geral. Ele é o profissional que emitirá o encaminhamento para a Central de Regulação, que por sua vez irá emitir a liberação para consulta na unidade, em caso de primeira vez. No caso de retorno, os pacientes podem procurar a própria unidade para agendamentos.

49091201561_e4f04986ea_cNo local, também são oferecidas 20 especialidades médicas, entre elas dermatologia, angiologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, cardiologia, otorrino, fonoaudiologia, pneumologista, urologia, proctologia, mastologia, endocrinologia e psicologia. Além de atendimentos odontológicos e cirurgias pediátricas, plásticas e gerais. Por mês, em média, são registradas aproximadamente 3,5 mil consultas médicas.

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres, e do sistema reprodutor dos homens. Os urologistas são treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga e uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

A Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, fica na Rua Prefeito Álvares de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia, das 8h às 17h.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí