Em 25 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí recebe curso sobre Sistema de Condicionalidades

49101213653_126dcdd60a_cAproximadamente 20 técnicos municipais do Programa Bolsa Família (PBF) participaram na última quinta-feira (21/11) e sexta-feira (22/11), na Escola Municipal Maria Ana Moreira, em Rio Várzea, do curso de Sistema de Condicionalidades (Sicon). A ação teve como objetivo aperfeiçoar e integrar a gestão de seus principais processos, assim melhorando o atendimento ao público.

“Essa capacitação é de suma importância, a informatização permitirá um bom trabalho em rede dos serviços e ainda proporcionará uma otimização de dados dos usuários da assistência social no município”, relatou a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Nadieska Nunes.

O Sicon é uma ferramenta de apoio à gestão intersetorial que integra as informações do acompanhamento de condicionalidades nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Assim, promovendo a interoperabilidade a partir da integração e consolidação das informações de frequência escolar, do calendário de vacinação e das consultas pré-natais oriundas dos sistemas específicos desenvolvidos e gerenciados pelos Ministérios da Educação e 49101725256_6dfa34592d_cda Saúde. E ainda das informações de atendimento/acompanhamento familiar da Secretaria Nacional de Assistência Social de forma a auxiliar no acesso aos serviços sociais e monitoramento das famílias beneficiárias do PBF para uma gestão mais eficiente e eficaz.

De acordo com a representante da Coordenação Estadual do Programa, Stephanie de Azevedo, que ministrou a palestra, as condicionalidades são compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiadas quanto pelo Poder Público. Para assim reforçar o acesso aos direitos sociais básicos dessas famílias. “Por meio do Sicon é possível acessar diversas informações sobre as famílias e os resultados do acompanhamento das condicionalidades, sendo assim proporcionando a motivação do trabalho intersetorial e o aprimoramento do atendimento dos beneficiários do PBF”, comentou Stephanie.

49101920037_e6fabda582_cDurante o curso os participantes tiveram a oportunidade de identificar as regras e objetivos das condicionalidades do PBF; reconhecer as principais funcionalidades do Sicon e como se relacionam as regras e etapas da gestão de condicionalidades. E ainda a contribuição do Sicon para com um olhar integral sobre as famílias e simular a operacionalização do sistema. Ao final sanaram as dúvidas e realizaram perguntas relacionadas ao tema.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí