Em 26 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Cemei de Visconde recebe contadora de história

49127995301_9931b5b139_cO Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria Luiza da Conceição, em Visconde de Itaboraí, recebeu durante os turnos da manhã e da tarde, na última segunda-feira (25/11), a visita do programa Histórias Para Pertencer ao Mundo, do Instituto Estre, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Urbanismo.

O assistente de projetos do Instituto, Vinícius Gomes explicou como funciona o programa. “A contação de história tem temas intrínsecos à educação ambiental. Que é a cidadania, o respeito ao próximo, o cuidado com o coletivo, que passa também pelo meio ambiente”, contou Vinícius, adicionando que o projeto começou em Itaboraí no ano passado.

Para a diretora do Cemei, Shenya Lima, é muito importante ter esse tipo de trabalho com os alunos e o centro municipal estará sempre de portas abertas para receber ações como essa.

49127506623_cd49a1c020_c“Quando a gente fala de cultura, contação de histórias trazendo esse mundo para eles, eles ganham muito mais. Até os professores ganham, faz com que a gente mude, pense mais no nosso trabalho, reflita. Observando o material com que a contadora trabalha vemos que é algo acessível, então a gente não precisa de muito para transformar uma história em um conto de fadas para as crianças”, disse Shenya, acrescentando que a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo foi um diferencial para eles.

Crianças do maternal, G3, G4 e G5 – correspondente aos antigos primeiro, segundo e terceiro período -, assistiram a contadora de história e atriz Kiara Terra, que veio diretamente de Portugal, onde faz doutorado em Sociologia da Infância, para falar sobre assuntos de comportamento e respeito ao meio em que você vive.

49127996311_b1970d1f79_c“Essa é a segunda vez que venho a Itaboraí e é um prazer muito grande. As crianças pequenas são extremante abertas, porque elas têm muito preservado o respeito ao próximo, isso vai se perdendo depois, mas de 0 a 6 anos isso ainda é muito forte. Fiquei realmente feliz de vir a essa escola, de conversar com a diretora e as professoras, que são pessoas muito comprometidas, além de conhecer os projetos com a comunidade. Estou contente de estar aqui”, declarou Kiara.

As escolas municipais Marly Cid Almeida de Abreu e Afonso Salles, além da municipalizada Onze de Junho vão receber o projeto “Oficinas Pedagógicas Cadê o Lixo que Estava Aqui?”, um percurso pedagógico desenvolvido com os alunos em sala de aula, durante essa semana. O projeto também faz parte da parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Instituto Estre, que é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2006 e mantida pela Estre Ambiental. O instituto fica localizado em Paulínia, no interior de São Paulo.

Por Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável