Em 27 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Escola Municipal em Outeiro das Pedras consome média de 45 kg de carne por dia

49128335293_b3bfc9715f_cA Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras é uma das unidades escolares com mais alunos na rede municipal de ensino, aproximadamente mil estudantes. A instituição atende da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos manhã, tarde e noite. Esses alunos recebem uma alimentação de qualidade, com cardápio nutritivo, oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur).

Segundo o supervisor de Alimentação Escolar da Sectur, Marcelo Nazário, a unidade tem o mínimo de desperdício de comida entre os alunos, e este ano a Secretaria aumentou o número de gêneros alimentícios para a escola. “Essa unidade tem muitos alunos maiores e que comem bem, por isso tivemos que aumentar a quantidade de gêneros alimentícios. Aqui são servidos por dia uma média de 45 kg de carne”, comentou Marcelo.

A escola recebe semanalmente a visita da nutricionista do quadro técnico e quinzenalmente a do supervisor de alimentação escolar. Dentre as 49129009207_a9d54746c8_catribuições da supervisão, estão o acompanhamento do cardápio; controle do estoque de gêneros alimentícios; mediação com a nutricionista; conferência de documentos, mapa, nota fiscal e outros.

A diretora da unidade escolar, Maria de Fátima Figueiredo destacou a importância da alimentação para os alunos. “A comida é boa e de qualidade. Sabemos que muitos estudantes só tem essa alimentação no dia, e por isso priorizamos o preparo. Muitos comem e repetem, ainda mais quando tem peixe, strogonoff e cachorro quente”, comentou a diretora geral.

A unidade conta com um mural exposto com o cardápio da semana, e caso haja necessidade pode acontecer a troca de alguns alimentos. E a nutricionista realiza trabalhos em sala de aulas sobre a importância da alimentação saudável. Na última terça-feira (26/11), os alunos puderam se deliciar com um café da manhã contendo suco de caju e pão de forma com margarina. E o almoço, com arroz, feijão carioca, frango com batata e salada 49129007597_c71a12ab33_cde beterraba, chuchu, tomate e cenoura.

Um dos pratos prediletos do estudante Wesley Dornelas, 15 anos, é o frango com batata. Para ele, a comida da escola é boa e gostosa e muito bem preparada pelas merendeiras. “No café da manhã gosto de achocolatado com pão. Aqui eu almoço e tomo café todos os dias”, falou o morador de Joaquim de Oliveira.

A Prefeitura de Itaboraí investe em alimentação escolar de qualidade nas 94 escolas, que fazem parte da rede municipal de ensino. Dentre os alimentos estão feijão, arroz, macarrão, chocolate, leite em pó, frutas, legumes, verduras, carnes e outros. E ainda alimentos fornecidos por agricultores rurais do município, que são no mínimo 30%, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que concede crédito rural aos agricultores e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que permite o fornecimento de alimentos para o cardápio escolar.

49128334863_df46f12a46_cA aluna Kassiane da Silva, 13 anos, estuda na Cecília Augusta desde a Educação Infantil e sempre comeu na escola. “A comida melhorou bastante e o prato que mais gosto é purê de batata doce, peixe e frango”, frisou Kassiane.

Por Thaís Azevedo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí