Em 29 de novembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Escola Afonso Salles recebe oficina pedagógica sobre reciclagem

DSC00085Dando continuidade a parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo com a de Educação, Cultura e Turismo em conjunto com o Instituto Estre, a Escola Municipal Afonso Salles, em Aldeia da Preta, recebeu uma palestra que faz parte da oficina pedagógica chamada “Cadê o Lixo que Estava Aqui?”, durante a última quinta-feira (26/11).

A coordenadora pedagógica, Linda Izumi falou de como tem sido trabalhar junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. “Essa parceria ocorreu ao longo do ano e é um tema muito importante. O que a minha geração não fez, espero que essa nova possa fazer, aproveitando todas as palestras e oportunidades que ofereceremos esse ano para mostrar que ainda dá tempo de mudar. Se não for agora pode ser tarde demais”, disse Linda.

DSC00091O assistente de projetos do Instituto Estre, Vinícius Gomes, foi o palestrante e bateu um papo animado com os alunos das sete turmas do turno da manhã, do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental. “A gente convida os estudantes e professores a pensar sobre toda a cadeia de resíduos. Desde sua geração até o seu descarte final. Apresentamos um percurso que o lixo pode fazer dentro da nossa cidade, se está sendo reciclado, onde é despejado. Com isso, a gente desenvolve todo questionamento sobre o que acontece com o lixo e apresentamos a maquete, mostrando o que acontece no aterro sanitário. Foi muito enriquecedor, os estudantes me deram um retorno muito bom”, explicou Vinícius, acrescentando que as atividades foram desenvolvidas com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

DSC00092“Acho muito interessante por trazer conhecimento para gente, a forma como devemos preservar e reutilizar o lixo, por exemplo. Tenho aprendido muito para usar na minha casa, passo para quem posso, converso e tento trocar ideia sobre o quanto esse tema é importante”, comentou o aluno Victor Oliveira, de 16 anos.

Todo o material utilizado na oficina pedagógica está disponível no site do Instituto Estre, para acessar basta entrar no endereço: http://www.institutoestre.org.br/

Por Larissa Bastos

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável