PMI
PMI
Em 20 de dezembro de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí reinaugura Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM)

49243056243_d92cbb29d3_cEm prol das mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) realizou na última quarta-feira (18/12), a inauguração de novas instalações do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), que é um equipamento que promove todo o acolhimento e identificação das demandas de mulheres em situação de violência.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis relatou sua gratidão por mais um equipamento disponibilizado a população. “O nosso prefeito tem buscado incansavelmente por recursos e melhorias. Nossa Secretaria é formada por 90% de mulheres empoderadas e que são referências para essas mulheres vítimas de violência. Podem contar conosco, prezamos por assegurar os diretos e as políticas públicas para população. Em Itaboraí não é diferente do resto do país, ainda existe um risco muito grande relacionado à violência contra mulher e o CEAM e seus parceiros estão aqui para apoiar. Somos uma rede do bem”, afirmou o secretário.

49243053273_104a381489_cA solenidade contou com homenagens a mulheres fortes e empoderadas da cidade. Sendo elas, a assessora de gabinete de Educação, Cultura e Turismo, Sueli Lopes; a co-autora da lei 12.764, que leva seu nome, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, Berenice Piana; a terceiro Sargento da PMERJ e Patrulha Maria da Penha, Aline Goettnauer; a militante da saúde e assistência social no município, Glória Maria França e a juíza titular da 2ª Vara Criminal de Itaboraí, Drª Juliana Cardoso. A Banda da Guarda Municipal abrilhantou o evento.

Em seguida foi realizada uma roda de conversa, onde a psicóloga do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, Cristiane Pereira ministrou a palestra sobre violência doméstica e a assistente social do Programa da Saúde da Mulher, Rosana Passos comentou sobre a violência doméstica e saúde. Na ocasião também houve um sarau de empoderamento feminino com diversas músicas e declamações de poesias.

49243071348_84fa866435_cDe acordo com a coordenadora do CEAM, Naila Freitas, de janeiro a novembro deste ano, foram 235 mulheres acolhidas em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica na cidade. “Agradeço a todos os presentes, a equipe da SEMDS, aos parceiros do CEAM e ao prefeito Dr. Sadinoel pelo olhar direcionado aos serviços de atendimento a mulher. Muitas mulheres chegam até nós, diversas delas estão sofrendo violência psicológica, que tanto quanto a violência física fere a alma e precisam ser ouvidas e acolhidas. A unidade está de portas abertas para todas, assim assegurando o fortalecimento, autoestima e autonomia dessas vítimas”, relatou Naila.

49246755418_8695e33ed8_cO CEAM conta com uma equipe psicossocial, com psicóloga, assistente social, além da parte administrativa. A Vara Adjunta Criminal de Violência Doméstica da Comarca de Itaboraí também encaminha mulheres para serem atendidas pelos profissionais e a Patrulha Maria da Penha, já em funcionamento no Tribunal e no 35º Batalhão de Polícia Militar dá suporte em casos graves.

Prestigiando o evento estiveram os secretários municipais de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Saúde, Júlio César Ambrósio; o ouvidor do município  Leonidas Souza; a presidente da Itaprevi, Andréia Daumas; o consultor geral do município, Sílvio Pinho; o vereador Paulo Alves e o presidente da 25ª Subseção da OAB /RJ, Lauro Matos.

O Ceam fica localizado na Rua João Caetano, nº 40 B, Centro.

Por Sabrina Peres

LEIA MAIS EM PMI




  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável