Em 7 de janeiro de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Conheça o Espaço Universitário destinado aos estudantes do município

29365029828_c9675f1de1_cA Prefeitura de Itaboraí, através da Chefia de Gabinete, mantém no município o Espaço Universitário (EU), que tem o objetivo de acompanhar os futuros e já estudantes universitários, do período de preparação ao fim da graduação.

O Espaço oferece serviços como o Pré-Vestibular Social, Encaminhamento para Estágio, Vivência Universitária, ID Jovem, Universitário Solidário e o mais utilizado, o Ônibus Universitário.

De acordo com o chefe de Gabinete e secretário municipal de Governo, Jorge Antônio Silva, o Espaço Universitário promove a valorização dos estudantes. “O Espaço Universitário realiza ações positivas, que além de ajudar na qualificação dos estudantes traz crescimento para Itaboraí. O foco hoje é o transporte universitário, que além de ser gratuito, reflete segurança e comodidade ao estudante. Em 2020 vamos tirar alguns projetos do papel, sendo um deles a ampliação do Pré-Vestibular Social”, destacou Jorge Antônio.

O coordenador do EU, Estevão Ferrero, falou sobre a participação dos alunos em eventos realizados pela Prefeitura. Com essas colaborações, os alunos recebem declarações que ajudam na questão de horas complementares.

O coordenador comentou, também, as atividades realizadas fora dos limites do município. “No ano passado conseguimos levar os alunos do pré-vestibular e os professores voluntários para a Bienal do Livro. A nossa intenção sempre foi atender toda a vida acadêmica do estudante, desde a escolha do curso. Queremos ajudar em todo o seu ciclo acadêmico”, contou Estevão.

Pré-Vestibular Social

O Pré-Vestibular Social é um projeto realizado por professores voluntários, e com apoio da Prefeitura, através do Espaço Universitário, visa preparar o jovem para as provas vestibulares que são necessárias para o ingresso em faculdades e universidades.

Esse projeto conta com 16 professores voluntários e oferece aulas de português, literatura, redação, história, geografia, química, matemática, física, biologia, sociologia, filosofia e os alunos podem escolher uma, entre às duas línguas estrangeiras oferecidas: inglês ou espanhol.

A classe pode ser composta por até 37 estudantes e as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira de 18h às 21h.

É importante destacar que dezenas de estudantes são aprovados todos os anos, através do trabalho desempenhado pelos professores voluntários.

Os estudantes que pretendem se inscrever para o pré-vestibular deste ano devem ficar atentos, pois, ao início do mês de fevereiro o prazo e o link para realização das inscrições serão divulgados na página do Espaço. O início das aulas está previsto para o mês de março.

Os interessados devem saber que após a inscrição, o candidato passará por uma entrevista para que, assim, os responsáveis possam selecionar os novos estudantes. O Espaço Universitário recebe, em média, 500 inscrições para o processo seletivo.

40904101253_594e7d7e68_cVivência universitária

O EU, já realizou oito edições do Vivência Universitária, que leva alunos do ensino médio para um dia inteiro dentro de uma universidade. Essa visita promove o encontro desses alunos com professores e estudantes do ensino superior, contato com o mundo universitário e, ainda, ajuda na hora de escolher qual carreira seguir.

Encaminhamento para estágio

Depois do pré-vestibular, o EU, continua acompanhando e auxiliando o estudante. Em parceria com a Prefeitura, órgãos públicos e empresas privadas, o Espaço Universitário faz a ponte entre empresa e estudante, encaminhando o acadêmico para estágios que podem ou não ser remunerados. Isso varia de uma empresa e vaga para outra.

ID Jovem

O Espaço Universitário realiza, ainda, o cadastro para retirada da Identidade Jovem, ou como é popularmente conhecido: o ID Jovem. Essa identidade proporciona ao estudante, diversos benefícios. De meia entrada em shows e jogos a gratuidade, ou desconto, em transportes coletivos interestaduais.

Para a realização do pedido dessa identidade é necessário que o solicitante possua entre 15 e 29 anos, tenha renda familiar mensal de até dois salários mínimos, porte o número do NIS e seja inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há, no mínimo, 24 meses.

40904102423_e8fc4fc84f_cÔnibus Universitário

O primeiro serviço prestado pelo Espaço Universitário, e o mais utilizado, atende atualmente mais de 1,3 mil estudantes que precisam se deslocar para municípios como São Gonçalo e Niterói para terem acesso às faculdades e universidades públicas e privadas.

Ao todo o município disponibiliza 14 veículos para essa locomoção, sendo sete para atender o turno da manhã e sete para o turno da tarde.

De 17 a 22 de janeiro, será liberado, na página do EU, o link para recadastramento dos usuários dos turnos da manhã e noite.

Para quem estuda em horário integral o prazo para recadastramento vai do dia 20 a 22 de janeiro. Vale destacar que exclusivamente esse atendimento será realizado somente de forma presencial, de 9h às 16h.

O prazo previsto para entrega das carteirinhas vai de 29 a 31 de janeiro.

45993286065_446fb72aac_cLembrando que todos esses serviços são gratuitos e o Espaço pede aos solicitantes, apenas 1 kg de alimento não perecível.

Através do Universitário Solidário, o Espaço conseguiu arrecadar mais de dois mil quilos de alimentos, em 2019. Essas arrecadações são destinadas a instituições carentes ajudando, através da educação, dezenas de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

O Espaço Universitário fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro — Itaboraí, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Por Jéssica Cruz

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável