Em 9 de janeiro de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí registra queda de quase 75% nos casos de dengue, zika, chikungunya em 2019

DSC_8403Em se tratando de ações de enfrentamento as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela, Itaboraí está fazendo o dever de casa direitinho.

Segundo a subsecretaria de Vigilância em Saúde de Itaboraí, reduzir o número de casos dessas doenças é hoje um grande desafio para profissionais de saúde e para a população em geral. Mas Itaboraí está trabalhando sério e o resultado do já vem aparecendo. A cidade registrou uma queda nos casos de arboviroses, de acordo com dados do Departamento de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde.

No ano de 2018, as doenças causadas pelos chamados arbovírus registraram juntas 9.001 casos no município. Já no ano de 2019, os números caíram drasticamente. Foram 2.253 casos no mesmo período em relação ao ano passado, registrando uma queda de 74,86% dos casos.

DSC_8391Em 2019 os Agentes de Controle de Endemias vistoriaram 694.627 imóveis. Na cidade são 108 profissionais nas ruas realizando inspeções domiciliares diariamente, aplicando larvicida, orientando os moradores e coletando amostras para análise.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde de Itaboraí também relaciona o sucesso na redução dos índices com as parcerias realizadas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), universidades nacionais e internacionais, palestras realizadas nas escolas e também capacitações das equipes que atuam nas ruas.

Itaboraí também possui um Laboratório de Entomologia. Lá as amostras coletadas nas residências são analisadas. Sendo positivas e identificado o vírus predominante na área, as equipes do Programa Municipal de Combate a Dengue voltam a região onde as larvas foram coletadas e aplicam larvicidas para eliminar por completo os focos.

DSC_8429Por toda cidade, ferros-velhos, borracharias, hospitais e demais locais públicos recebem a pulverização do larvicida regularmente para que não se tornem grandes criadouros de mosquito.

“Temos uma equipe de combate ao mosquito muito empenhada e com profissionais extremamente capacitados para exercer a atividade. Prova disso são os excelentes resultados que Itaboraí vem mostrando”, afirmou  secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio. Ainda segundo ele, os meses de maior incidência das doenças causadas pelo mosquito na cidade é de maio a agosto.

“Com um intenso trabalho estamos evitando a proliferação de mosquitos e reduzindo a circulação viral em Itaboraí. Mas também é necessário o esforço de todos e a prevenção domiciliar é extremamente importante, por isso é necessário eliminar criadouros sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos, impedindo o acesso dos mosquitos”, ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Renato Botticini.

DSC_8519As recusas de vistorias dos imóveis são apontadas pela Secretaria de Saúde como um dado preocupante. De acordo com levantamento, 1.998 proprietários fecharam as portas para as vistorias dos agentes de combate às endemias no ano de 2019. Outros 87.815 imóveis não foram vistoriados porque estavam fechados no momento de visita dos agentes.

“Um agente de combate às endemias estará sempre uniformizado, portando um crachá de identificação como servidor da Prefeitura de Itaboraí. Eles tentam identificar nas residências possíveis focos do mosquito e os elimina. As equipes promovem ainda ações de educação em saúde junto à comunidade informando sobre os riscos das doenças”, comentou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Adriano de Paula Pereira.

DSC_8438Lembrando sempre que o combate é uma missão de todos. Encontrou foco do mosquito? Acione a Secretaria de Saúde de Itaboraí imediatamente: 2635-7456.

Assista: https://www.facebook.com/secsaudeitaborai/videos/2607555236195253/

ASCOM/Secretaria Municipal de Saúde

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável