Em 30 de janeiro de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaprevi realiza 1ª edição do programa Maturidade Saudável do ano

49464184837_761d71753b_cNa manhã da última quinta-feira (30/01) o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi), realizou no Esporte Clube Comercial, a primeira edição do programa Maturidade Saudável do ano de 2020.

Maturidade Saudável é um programa direcionado aos aposentados e pensionistas do município, que tem o intuito de promover o bem-estar e socialização de quem tanto fez por Itaboraí. A presidente do Itaprevi, Andréia Daumas falou sobre a importância deste tradicional evento. “É um momento de reencontro, um bate-papo. Acho muito importante para a socialização deles. Tem aposentados que dizem que é o dia mais feliz do mês, pois, muitos não têm oportunidade de ter um bom café da manhã e promovemos isso. É muito maravilhoso para eles”, disse Andréia.

Fazendo alusão ao “Janeiro Branco”, campanha que chama atenção para a saúde mental dos brasileiros, o Itaprevi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a psicóloga, Joyce Pereira, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas Lima Barreto (CAPSad).

A psicóloga destacou em sua palestra o alcoolismo na terceira idade, que é um assunto de extrema importância por atingir um grande número de idosos devido à solidão, vínculos familiar e social prejudicados, falta de trabalho, entre outros fatores. Ela explicou que essa dependência causa desgaste familiar, afeta a vida social do indivíduo e prejudica seu estado físico, acarretando doenças no fígado, raciocínio, problemas no sangue, entre outros.

“Estou muito satisfeita por estar participando, pela primeira vez, deste evento. É importante que eles estejam reunidos e conscientes de que cuidar da saúde é importante. A cada mês que a Maturidade Saudável traz um tema a ser abordado, é uma oportunidade para eles estarem se conscientizando e multiplicando essas informações com seus familiares, vizinhos e conhecidos”, contou Joyce.

49463466983_125643bac7_cOs aposentados e pensionistas presentes no evento aproveitaram para tirar dúvidas sobre o assunto em questão e se mostraram interessados e satisfeitos com a preocupação do município em relação à saúde de quem está na melhor idade. “Achei interessante esse cuidado com a terceira idade. Agora, a maior preocupação com relação a nós, é o álcool por conta da solidão que aflige muitos. Tenho amigos que se viciaram na terceira idade. Esse assunto é muito importante”, relatou a aposentada e pensionista, Lana Neires, moradora de Ampliação.

Após a palestra, o esperado, delicioso e tradicional café da manhã foi servido aos beneficiários.

Vale destacar que no próximo mês, o Maturidade Saudável não será realizado, devido ao carnaval, retornando em março.

Por Jéssica Cruz

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável