Em 3 de fevereiro de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza evento de abertura do ano letivo 2020

49484078361_3f9aa9a708_cA Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), por meio das subsecretarias de Programas e Projetos e de Gestão e Ensino realizou nesta segunda-feira (03/02), na sede da Nossa Aiperj, em Outeiro das Pedras,  a abertura oficial do ano letivo de 2020, destinada aos profissionais da rede municipal de ensino.

Com a palestra “O desafio do nosso tempo – Em busca do humano”, da escritora Roseana Murray, o evento reuniu mais de 2 mil profissionais, entre professores, equipe diretiva e dirigentes de turno, divididos entre os turnos manhã e tarde.

Presente à abertura, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou sobre a importância dos professores na sociedade. “A Educação é a busca pela igualdade. Eu só sou advogado porque tive bons professores para chegar aonde cheguei, pois conhecimento é algo que ninguém nos tira. Quero agradecer a todos vocês pelo trabalho e comprometimento com nossos alunos”, disse o chefe do Executivo, ao lado do chefe de Gabinete e secretário de Governo, Jorge Antônio Silva e o vereador Paulo Alves.

49483590513_8d43073f50_cO secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza ressaltou que o evento é de boas-vindas e acolhimento aos profissionais que tanto fazem pela Educação do município. Além de ser uma formação continuada, com a renomada escritora Roseana Murray.

“Vocês são a base da Educação, sem vocês nada acontece. O ano de 2019 foi muito produtivo e tivemos grandes realizações, como por exemplo, o abono salarial referente ao mês de dezembro, para os profissionais do magistério. Vamos trabalhar ainda mais para que novas ações aconteçam”, comentou o gestor da pasta.

Em mais uma passagem pelo município de Itaboraí, a autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos, Roseana Murray ressaltou a alegria de falar para tantas pessoas e destacou o belo trabalho de leitura que as escolas da rede municipal fazem.

49483589903_eda36dd092_c“É muito bom estar aqui. A primeira vez que vim a Itaboraí foi em 1995 e em 2016 foi uma das autoras homenageadas na tradicional Feira do Livro da cidade. Mas esta é a primeira vez que participo de uma formação continuada com tantos professores, espero sensibilizá-los. Itaboraí se sobressai no quesito leitura”, disse Roseana, graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa.

Responsável pela vinda da escritora, a editora Paulus realizou sorteio de livros e ainda montou um stand para venda de livros, inclusive os de Roseana, que puderem ser autografados ao final do evento. Os certificados de participação da palestra serão enviados por e-mail, conforme informações coletadas no credenciamento.

A professora da Sala de Leitura da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras, que atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, Veranice de Paula Cutis, 47 anos, falou sobre o evento e as expectativas para este ano letivo que se inicia.

49484078661_5c51db675c_c“As expectativas são as melhores possíveis, pois acredito na Educação, e quando os profissionais se dispõem a fazer um trabalho de qualidade todos ganham. Esse evento de hoje é primordial para começar nosso ano letivo, ainda mais com esta palestrante, que tem mostra um lado sensível e poético da Educação”, comentou a professora, concursada desde 1999 no município.

Durante esta semana, os profissionais da Educação participarão de formações continuadas, as aulas iniciarão na próxima segunda-feira (10/02).

Abaixo, link com o calendário escolar para alunos da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), contendo 201 dias letivos.

Calendário Escolar 2020

Por Thaís Azevedo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável