Em 7 de fevereiro de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Leal Júnior investe em equipamentos para auxiliar nos partos humanizados

DSC_9855A Secretaria de Saúde de Itaboraí, na manhã desta sexta-feira (07/02), deu um passo que irá transformar a forma com que os bebês vêm ao mundo no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia.

A unidade hospitalar recebeu equipamentos e materiais novos que vão atuar junto à equipe no parto humanizado hospitalar, com objetivo ajudar a mulher em trabalho de parto e transformar o momento do nascimento da criança, fazendo com que as mães se tornem protagonistas do nascimento do bebê. Para isso foram adquiridos cama PPP (pré-parto, parto e pós-parto imediato), bola suíça e banquetas para parto vertical.

DSC_9965“Hoje Itaboraí registra mais um marco na saúde pública do município. Estamos transformando um serviço que já era bom, num de excelência. O passo que demos hoje vai fazer muita diferença na vida das pacientes que procuram nossa maternidade para este momento tão especial, que é para dar a luz ao filho”, afirmou o secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio.

Nesta sexta-feira, a equipe de enfermagem da maternidade do hospital passou por treinamento com a obstetra, Dra. Jane Barreto e a enfermeira obstetra, e doula, Vilma Andrade. Elas explicaram que o parto humanizado é realizado com o mínimo de intervenções médicas possível e apenas o autorizado pela gestante, sempre levando em consideração a segurança e a saúde dela e do bebê.

DSC_9935“A nossa proposta é tornar a maternidade mais acessível de uma forma que nossas gestantes cheguem e se sintam bem acolhidas. Agora nosso foco é oferecer um serviço multidisciplinar e envolver toda equipe do setor. A gestante precisa chegar e se sentir bem recepcionada ao ser levada para a sala de pré-parto, onde irão encontrar um ambiente silencioso e aconchegante para que possam ter um parto tranquilo”, explicou à obstetra, Dra. Jane Barreto.

A enfermeira obstetra e doula, Vilma Andrade, explicou à equipe o que é o parto humanizado, dando dicas sobre os cuidados que envolvem o momento no nascimento do bebê e o uso ideal dos novos equipamentos que irão auxiliar as gestantes nessa hora.

DSC_9918“É muito importante que neste momento a mulher tenha ao seu lado o companheiro ou uma pessoa de confiança de sua escolha, que ajude fazendo massagem e auxiliando. Nós, enquanto profissionais, vamos acompanhar o tempo todo. Vamos monitorar o bebê e ajudar essa gestante o tempo que for necessário com os utensílios que irão ajudar na saída de seu filho, ou filha”, explicou. Vilma Andrade ainda comentou que neste momento o ambiente pode ter música, aroma e penumbra, tudo para a mulher se sentir mais confortável.

A enfermeira e supervisora da maternidade, Luísa Cordeiro, não escondia a satisfação em ver o setor em que trabalha oferecendo este diferencial para as pacientes. “Hoje é um dia marcante pra gente porque começamos um novo período. Estamos treinando nossa equipe para realização do parto humanizado para garantir uma assistência de qualidade nessa hora que é tão importante em nossas vidas”, disse.

Assista: https://www.facebook.com/secsaudeitaborai/videos/134506921053283/

ASCOM/Secretaria de Saúde

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável