Em 9 de junho de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Escola rural atinge 100% dos alunos com ações pedagógicas em tempos de pandemia

49987970331_f778181274_cCom o isolamento social, muitos estudantes têm sentido falta da escola e a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), por sua vez tem realizado a entrega de atividades pedagógicas para os alunos da rede, a fim de amenizar os impactos ocasionado pelo fechamento das escolas, devido à pandemia causada pelo coronavírus.

Segundo o secretário municipal da Sectur, Osório de Souza, essa é uma forma de levar o aprendizado a todos os alunos. “Mais uma escola exemplo está atingindo 100% dos nossos alunos, seja através da plataforma ou das atividades entregues em domicílio. Através dos relatos de pais e alunos podemos ver que estamos no caminho certo, não podemos deixar o coronavírus matar a educação. Agradeço a toda equipe diretiva pelo empenho e colaboração”, disse o secretário.

A Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes, em Agro Brasil conta com aproximadamente 250 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e tem realizado desde o início da pandemia estratégias para levar as atividades pedagógicas para alunos da rede, principalmente os que moram mais distantes ou que não tem acesso à internet.

Vale ressaltar que cada escola tem promovido sua estratégia e as ações são realizadas de acordo com cada realidade escolar.

49987970376_9097297207_cPara Bernadete Villar, mãe da aluna Mariana, esta ação tem sido um diferencial tanto para os alunos quanto para os pais. “Moramos distante da escola e temos certa dificuldade por conta disso, mas mesmo assim a escola não deixou de nos atender, tem trazido todas as atividades. A professora da minha filha tem sido muito solícita, nos acompanhado, aconselhado, tirado nossas dúvidas e buscando a continuidade dos estudos dos alunos”, falou a Bernadete.

Um ônibus escolar junto com os profissionais da educação tem levado as atividades até os pais com horário e dias previamente marcados, a fim de evitar aglomerações e a exposição tanto dos pais quanto da equipe diretiva. O material contêm livros didáticos, livros para leitura, caderno de exercícios e atividades lúdicas. Também têm acontecido aulas por chama de vídeo através de aplicativos, entre outros. A entrega e a devolução das atividades completas estão sendo realizadas semanalmente.

“Muito bom saber que os professores estão empenhados em passar o conteúdo para as crianças mesmo nessa situação difícil. Uma iniciativa muito boa da Prefeitura de Itaboraí, meu filho tem feito todas as atividades” afirmou Ângela  da Silva, mãe de um dos alunos.

Além disso, está disponível a Plataforma Digital que é outra ferramenta que possibilita apoio escolar para aprendizagem dos alunos. O acesso para estudantes, professores e pais pode ser feito através do site: www.educacaodigital.itaborai.rj.gov.br

49987970401_a9ffc298bd_cPara saber como usar a plataforma de ensino online, tirar dúvidas ou mais informações envie um e-mail para: educacaodigitalitaborai@gmail.com

Para diretora geral da escola, Roseli de Oliveira, mesmo com as dificuldades toda equipe está fazendo o melhor e comprometidos com o futuro dos alunos. “Elaboramos um plano de ação conforme as orientações da Sectur, assim promovendo mesmo em tempos de pandemia uma educação pública de qualidade e que não se deixa abater”, afirmou a Roseli.

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável