PMI
PMI
Em 19 de junho de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí inicia plano de retomada para volta do comércio

PLANO_DE_RETOMADA_BANDEIRA_AMARELA_-_1O município de Itaboraí, observando a situação da cidade com relação à Covid-19, dá início nesta sexta-feira, 19, à primeira fase do Plano de Reabertura da economia municipal. Este plano de reabertura foi dividido em três bandeiras coloridas, cada uma representando uma etapa de funcionamento: vermelha, amarela e verde.

“A organização por bandeiras coloridas vai nos ajudar a nortear as decisões que estamos tomando para voltar à normalidade de Itaboraí. Os moradores que precisam trabalhar e organizar suas coisas pessoais terão mais tranquilidade para fazer o que for preciso, já que os horários dos comércios e outros serviços poderão funcionar no que for de costume de cada um”, falou o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza.

A bandeira vermelha representa a situação em que a cidade estava: vários setores fechados, ou com funcionamento restrito e sem nenhum tipo de evento que pudesse causar aglomeração. Já a bandeira amarela, que começa nesta sexta-feira, começa a flexibilizar algumas atividades ao redor do município.

PLANO_DE_RETOMADA_BANDEIRA_AMARELA_-_2Salões de beleza, bares e restaurante, academias, lojas de rua e shoppings poderão começar a retomar suas atividades comerciais, com algumas restrições. Para as pessoas que forem a esses ambientes, algumas regras deverão ser respeitadas, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Os estabelecimentos deverão observar os protocolos da vigilância sanitária e a capacidade de lotação permitida para funcionamento.

“O retorno dessas atividades no município não é um afrouxamento das medidas que estamos tomando para cuidar da saúde da população. Muito pelo contrário. Estamos retomando, aos poucos, com a liberdade que tínhamos de fazer nossas coisas, dessa vez com mais consciência e cuidado. Os serviços que criamos para testagem e atendimento de casos suspeitos e confirmados com Covid-19 não vão parar de funcionar. A cidade está disponibilizando mais leitos para pacientes em estado grave, no Hospital Municipal São Judas Tadeu, então a população contará com todo o suporte necessário para passar por essa crise de saúde universal”, conta o Secretário Municipal de Saúde, Júlio Ambrósio.

PLANO_DE_RETOMADA_BANDEIRA_AMARELA_-_3Para quem está com os sintomas de coronavírus, a Secretaria de Saúde de Itaboraí recomenda que procure o Espaço Covid-19, anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, para ser atendido pelos profissionais que estão lá 24h por dia, todos os dias da semana. O centro de testagem, que funciona em Manilha, onde era a Policlínica, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para realizar os testes agendados nas Unidades de Saúde.

A próxima bandeira, segundo organizado no plano de retomada, é a verde. Ainda não tem uma data para essa fase entrar em vigor, que será quando a rotina da cidade voltará a funcionar com normalidade. O responsável técnico pelo projeto, Yohans Esteve, deixou um pedido para os moradores de Itaboraí:

PLANO_DE_RETOMADA_BANDEIRA_AMARELA_-_4“Estamos lutando para as atividades da cidade voltarem a funcionar, mas a consciência para prevenção deve continuar a mesma. Não deixem de usar máscaras ao sair de casa, e só saiam se for necessário. O vírus existe e ainda está deixando diversas pessoas doentes, o melhor remédio continua sendo a prevenção. Então, se proteja”, alertou ele.

ASCOM/Secretaria de Saúde

LEIA MAIS EM PMI




  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável