PMI
PMI
Em 23 de junho de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Biblioteca Municipal comemora 200 anos de Joaquim Manuel de Macedo

Macedo 200 anosNeste ano, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Biblioteca Municipal comemora 200 anos de nascimento do patrono da instituição, o itaboraiense Joaquim Manuel de Macedo. Além de escritor, Macedo foi romancista, poeta, teatrólogo, cronista, memorialista, professor, autor de obras didáticas, médico, jornalista e grande político.

Para valorizar este momento comemorativo tão ímpar de seu bicentenário diversas ações foram projetadas, entre elas, sua inclusão como autor local homenageado na 27ª Feira do Livro. Mas,  diante das medidas de combate e proteção à Covid-19, várias destas ações  foram adiadas. Assim optou-se por desenvolver atividades de forma virtual, que se iniciarão a partir do dia 24 de junho e poderão ser visualizadas no Facebook da Prefeitura de Itaboraí e da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo até o dia 30 de junho.

A programação contará com o “Café com Macedo”, em que a equipe da Biblioteca Municipal, sob a orientação da bibliotecária Mônica Avelar e a contadora de Histórias Suzana Gomes convida historiadores, professores, estudiosos e escritores para conversar sobre este ilustre cidadão itaboraiense. As contadoras de Histórias, Bianca Barboza e Ana Luísa Magalhães apresentam “Leituras de Macedo” em que realizam a leitura de trechos de livros do escritor. Às 20h, deste dia, haverá a “Roda Cultural de Itaboraí”, em que jovens escritores farão uma grande Batalha Poética, cujo  tema será a vida e a obra de Macedo.

No dia 30 de junho às 10h, será a inauguração da Exposição “Macedo 200 anos”, serão seis banners que mostram aspectos da biografia e da produção literária do autor, uma homenagem da Biblioteca Professora Rilma Alvarenga Rodrigues, na Estação Cidadania, em Nova Cidade, sob a organização da bibliotecária Gisele Pinna. E nesta última semana de junho, além do Café, das Leituras de Macedo, acontecerá o “Macedo CONVIDA”, um projeto da Biblioteca Municipal, onde escritores do município serão convidados a divulgar o seu trabalho e  falar um pouco sobre a importância de Joaquim Manuel de Macedo para a Literatura Brasileira e para a cidade.

A assessora pedagógica das duas bibliotecas do município, Carla Almeida, afirma que comemorar o bicentenário  deste ilustre autor, divulgando a sua vida e a sua obra é colaborar para consolidar o sentimento de pertença, tão importante para forjar a  identidade e o orgulho de ser itaboraiense.

A importância da obra literária de Macedo é discutida até os dias atuais, pois é de grande relevância para compreender os aspectos principais do século XIX, do período imperial brasileiro e as raízes da literatura e da história de nosso país.

Por sua obra “A Moreninha”, lançada em 1844, é tido como o precursor do Romantismo no Brasil, lançando a receita para o sucesso, utilizada por outros escritores. Mas Macedo também inaugurou outras vertentes literárias como a literatura de crime brasileira, a abolicionista, a de sátira social e política e, com o livro “A Luneta Mágica” em 1869, a narrativa fantástica, ao criar um enredo que ultrapassava a realidade através de um objeto mágico que poderia ver o bem e o mal das pessoas, uma obra extremamente vanguardista para o Brasil do século XIX.

Macedo foi um homem além do seu tempo, sua inquietude e grande versatilidade o fez transitar por vários ambientes e ter vários interesses, que foram muito além da carreira de escritor.

A preocupação sociocultural de Macedo o fez fundar em 07 de setembro de 1873, a Sociedade da Biblioteca Popular Itaborahyense, inaugurada em 08 de dezembro do mesmo ano, que deu origem à Biblioteca Municipal que atualmente leva o seu nome. Itaboraí também está presente em vários de seus textos, principalmente na obra “O Rio do Quarto”.

Acesso o facebook da Biblioteca: joaquim.manueldemacedo.731

 

Assessoria de Comunicação 

 

LEIA MAIS EM PMI




  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável