Em 30 de junho de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Amostra das obras de Joaquim Manuel de Macedo estão em exposição na Prefeitura de Itaboraí

50062633146_24a459434b_cNesta terça-feira (30/06), foi dada a abertura da exposição sobre a vida de Joaquim Manuel de Macedo, no hall de entrada do prédio da Prefeitura de Itaboraí. A previsão é que a exposição fique no local por, aproximadamente um mês.
Desde o dia 24 de junho diversas manifestações, em homenagem ao bicentenário de Joaquim Manuel de Macedo, têm acontecido no município, por meio das redes sociais. Essas atividades são programadas com intuito de fomentar a cultura em Itaboraí e, também, manter viva a trajetória de sucesso desta figura ilustre e importante para a cidade.
O prefeito, Dr. Sadinoel Souza falou sobre a importância da cultura para Itaboraí, além de destacar orgulho de ser conterrâneo de uma pessoa de grande relevância para a história. “Isso é um marco para nós que somos gerados e criados em Itaboraí. Temos uma figura que nos representa na literatura brasileira e que, aliás, morou em frente aonde hoje é a casa de minha mãe, olha que legal! Nós não damos a devida importância para a história e precisamos saber de onde viemos para decidir para onde queremos ir. Estamos em 2020 e as obras dele ainda nos trazem orgulho, então não podemos esquecer de nossas memórias”, expressou o chefe do Executivo.
50062076643_f7183e84c5_cA exposição conta a história de Joaquim, além de mostrar alguns trabalhos, curiosidades, fragmentos de obras e homenagens. A bibliotecária, Gisele Pinna, responsável pela Biblioteca Professora Rilma Alvarenga Rodrigues, que funciona na Estação Cidadania (Nova Cidade) é a encarregada pela pesquisa que resultou nesta exposição.
“Pesquisei sobre Macedo e pensei em reproduzir através de uma “viajem no tempo” as imagens das obras, preferencialmente quando foram lançadas. Neste processo, descobri muitas coisas interessantes e decidi incluir algumas, para todo mundo ver. Esse trabalho tem o intuito de mostrar para as pessoas que as obras de Joaquim Manuel de Macedo, não se resumem apenas em “A Moreninha”. Ele era um homem multifacetado”, disse Gisele.
Vale destacar que as ações em comemoração ao bicentenário de Macedo, se estenderão ao longo do ano, por meio da página da Prefeitura de Itaboraí e da Biblioteca Municipal, que leva o nome do escritor.

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável