Em 6 de julho de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí lança programa municipal Idade Ativa

50084351766_bc90e88ee6_cA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou na manhã da última sexta-feira (03/07), na Estação Cidadania, situada no bairro de Nova Cidade a cerimônia de lançamento do programa municipal Idade Ativa e a entrega de uniformes para equipe de Handebol de Itaboraí.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ressaltou sobre a importância do esporte. “Assim como a educação tem o poder de transformar vidas, o esporte é uma ferramenta também essencial. Fico muito feliz com esse Programa, o Idade Ativa vai beneficiar adultos e crianças, oferecendo a eles uma melhor qualidade de vida através de práticas esportivas”, disse o chefe do Executivo.

O programa Idade Ativa é a primeira política pública municipal com o intuito de promover ações intersetoriais entre as secretarias municipais de Esporte e Lazer; Saúde; Desenvolvimento Social e Educação, Cultura e Turismo, gerando práticas intergeracionais na cidade. Que vão desde a primeira infância até a melhor idade, envolvendo ações de caráter esportivo, culturais e de lazer, contribuindo para o bem-estar e a saúde da população. De acordo com a Lei de nº 2821, publicada no Diário Oficial em 03 de julho de 2020.

“Esse é o caminho, sei da importância do esporte na sociedade, sou um defensor dos projetos sociais e valorizo muito a arte, a dança e a cultura. Além disso, invisto nessas áreas para fazer o que esta acontecendo aqui, ser realidade no Brasil inteiro”, relatou o deputado federal, Felício Laterça.

50084589657_e861da485c_cVale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou durante o lançamento do programa máscaras descartáveis e álcool em gel para todos, assim cumprindo as medidas de proteção contra o Covid-19.

Participaram da cerimônia diversos convidados, inclusive o deputado estadual Marcelo Dino, o mesmo destacou sobre a importância da lei, do esporte e parabenizou a atual gestão “Primeiramente quero parabenizar o prefeito Dr. Sadinoel por trazer esse projeto Idade Ativa para cidade, integrando, trazendo também saúde para população. Que Itaboraí continue fazendo a diferença entre os municípios”, afirmou o deputado estadual.

50083767958_1fa15a0746_cPara o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronaldo Anquieta, esta vitória é do povo de Itaboraí, que através da construção desta política pública terão acesso a prática esportiva, a cultura e ao lazer, e esta contribuirá diretamente na formação e na melhoria da qualidade de vida dos participante. “Quando o prefeito Dr. Sadinoel me convidou a estar como secretário, ele pontuou tudo que ele pensava para o esporte na cidade e estamos construindo o antes e o depois do esporte no município. Esse programa Idade Ativa nasce com uma experiência a nível Brasil e atende crianças a partir de 06 anos, trabalhando a inatividade física. Abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos destinando uma parte de suas vagas a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, falou o secretário, ressaltando a importância da prática de atividade física como  medida preventiva para a qualidade de vida da pessoa idosa.

As inscrições para o programa Idade Ativa já estão disponíveis e pode ser feita gratuitamente na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer,  presencialmente ou via preenchimento de formulário online na internet pelo link: https://forms.gle/Z4wu96KEdSqtNXaG8

Em casos de dúvida, entre em contato pelo número de telefone: (21) 2635-4292.

50083768138_894a3aeae1_cAs atividades oferecidas estão alinhadas as experiências dos profissionais e as necessidades do público-alvo, dentre elas estão disponíveis: ballet, basquete, capoeira, futebol, futsal, ginástica, handebol, jiu-jitsu, kickboxing, muay thai,  taekwondo, violão e vôlei.

Durante o lançamento do Programa, a diretora convidada, da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, Mirian de Cristo relatou a importância do esporte no bairro. “Temos diversos alunos que através do esporte e da educação modificaram suas vidas. O mais importante é a perseverança. Tínhamos um aluno que lutamos muito por ele, para permanecer na escola e terminar os estudos. Ele começou a frequentar as aulas de judô e se encontrou. Hoje é soldado do Exército Brasileiro e temos muito orgulho dele, assim como outros alunos que acompanhamos. O princípio maior é continuar acreditando nesses alunos”, afirmou a diretora, ressaltando que a escola será a primeira a receber o programa Idade Ativa, abrangendo todas as idades com atividades esportivas.

Também na ocasião foram entregues 32 uniformes para a equipe feminina e masculina de handebol do município, com apoio cultural da PrecCar e a Kempaem numa parceria público-privado.

50083767913_07b269e8ee_cO goleiro da equipe masculina de Handebol, Luis Filipe relatou a alegria de receber o uniforme novo e sobre a importância do esporte na sua vida. “Um prazer imenso, estou há 6 anos na equipe e saber que os atletas mais novos vão ter uma estrutura melhor é gratificante. É uma honra vestir a camisa de Itaboraí. Estou feliz com esse novo ciclo e vamos seguindo em busca de novos títulos”, falou Luis Filipe ao lado da atleta Vanessa Gomes, do time feminino, que ressaltou sobre o apoio que a equipe tem.

Estiveram presentes prestigiando o evento o deputado federal, Felício Laterça; o ex-deputado, Roberto Salles e o diretor presidente da Prevcar, Walter Pereira. E ainda os vereadores Paulo Alves, Eneas, Marcos Araújo e Rogério Filgueira. Além dos gestores municipais, professores de educação física, lutas e artes marciais.

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável