PMI
PMI
Em 30 de julho de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Espaço Universitário realiza entrega de carteirinhas e campanha de doação de sangue

IMG-20200730-WA0015No próximo dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, a Prefeitura de Itaboraí, por meio do Espaço Universitário (EU) realizará a tradicional entrega de carteirinha de acesso ao serviço de transporte universitário gratuito para o segundo semestre de 2020. Além de uma novidade, a campanha de doação de sangue “Universitário Sangue Bom”, para a instituição Hemorio. A ação será das 9h às 16h e obrigatório o uso de máscara facial.

Por conta do cenário de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), as ações acontecerão no Colégio Cenecista Alberto Torres, no Centro, um espaço amplo e arejado. Para o controle do acesso, os alunos que também participarão da doação de sangue deverão acessar o seguinte link para agendamento: http://dtl20.com/universitariosanguebom, para evitar aglomerações. É importante copiar e colar o link no navegador, para não ter problema com incompatibilidade.

De acordo com o coordenador do Espaço Universitário, Estevão Ferrero, a campanha de doação de sangue é uma ação de solidariedade, então quanto mais pessoas aderirem, mais pessoas poderão ser salvas. “Não é uma campanha destinada apenas aos universitários, mas para todos que possam ajudar, que estejam aptos e saudáveis. Sabemos da importância de doar sangue e da possibilidade de que ninguém está livre de passar por alguma situação em que a transfusão seja necessária. Diariamente muitas pessoas sofrem acidentes ou estão internadas por diferentes doenças e necessitam de transfusões sanguíneas. A solidariedade não pode parar”, disse Estevão.

Informações importantes sobre a retirada das carteirinhas:

Diante das possibilidades de retomada das aulas, o Espaço Universitário agiliza o processo para que o serviço possa reiniciar imediatamente nas datas definidas pelas universidades.

É imprescindível a retirada da carteirinha de acesso nesta data, pelo aluno ou representante legal (pai, mãe, irmão, avós ou cônjuge), apresentando documento de identidade com foto ou cópia do documento quando for representado. Além da grade curricular, plano de estudo do semestre ou declaração/atestado de matrícula que comprove a matrícula nos turnos da manhã, noite ou integral.

Os universitários que ainda estiverem cursando o primeiro semestre letivo do ano, e/ou estão com as aulas suspensas, ou ainda não efetivaram a rematrícula devido à pandemia, deverão comparecer ao local para apresentar à justificativa.
O serviço Transporte Universitário é gratuito, porém o setor responsável pelo atendimento solicita a doação de 1kg de alimento não perecível no ato da entrega das carteirinhas, para ajudarmos instituições sociais.

O não comparecimento para a retirada da carteirinha de acesso na data, implicará na perda do benefício.

Informações da Campanha Universitário Sangue Bom

Receberemos na mesma data a estrutura e equipe da Instituição Hemorio para colher sangue de doadores neste momento em que muitos se sentem inseguros para deslocar-se até a instituição. Contamos com nossos alunos e familiares para batermos a meta esperada.

O que é preciso para doar:
– Portar um documento de identidade oficial com foto, original ou cópia autenticada.
– Ter entre 16 e 69 anos – para menores de 18 anos é necessário à apresentação, além do próprio documento oficial de identidade, a autorização assinada pelo responsável e um documento oficial original do responsável que assina o termo.
– Estar alimentado e bem de saúde – evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
– Pesar mais de 50 kg.
– A mulher não deve estar grávida ou amamentando.
– Todos que doarem serão contemplados obrigatoriamente com o abono do dia (Lei nº 1075 de 27/03/50 e decreto lei nº 28/02/67).

Dúvidas sobre a doação de sangue?
Ligue para o disque-sangue Hemorio: 0800-282-0708
No dia do evento, o médico coordenador da equipe poderá saná-las preferencialmente, antes da doação.
Endereço: O Colégio Cenecista Alberto Torres fica localizado na Rua Presidente Costa Silva, nº 212, Centro, Itaboraí (descendo a rua do supermercado SuperMarket, a rua da Fonte da Carioca).

LEIA MAIS EM PMI




  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável