Em 5 de agosto de 2020 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Escola Municipalizada Aldeia Velha recebe manutenção e reparos

50189146131_a78049ed8f_cDepois de quase 10 anos sem passar por manutenção, a Escola Municipalizada Aldeia Velha, em Santo Antônio está finalizando obras de reparos da unidade, iniciada no ano passado. Por meio do Programa Municipal Dinheiro na Escola (PMDE), oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal Educação, Cultura e Turismo (Sectur), a escola recebeu melhorias no telhado, muro, banheiros, construção de calçada, pintura em geral e outros.

Segundo a diretora da unidade escolar, Rosemere Neiva, que está como gestora da escola desde junho de 2019, toda reforma e manutenção tem o aval do Conselho Escolar e da Associação de Assistência ao Educando. “Nós sempre decidimos juntos a melhor forma de utilizar o dinheiro disponibilizado pela Sectur. Recebemos o recurso semestralmente, por meio de projetos enviados a Secretaria. Hoje a nossa escola está com outra aparência, inclusive na fachada. Neste momento de pandemia, que não há aulas presenciais estamos trabalhando arduamente para oferecer mais conforto e segurança para nossos alunos e funcionários. Quando as aulas retornarem eles vão encontrar outra realidade ao chegar à escola”, disse Rosemere, ao lado da diretora adjunta Marilda de Paula.

50189145946_a775c88e44_cDe acordo com o secretário da Sectur, Osório de Souza, Itaboraí é o único município do Estado que disponibiliza esse recurso (PMDE) para que as próprias escolas administrem e zelem pela infraestrutura de suas dependências. “A diretora Rosemere está de parabéns, pois em apenas um ano de gestão na unidade transformou uma escola que estava em péssimas condições, na escola linda que vemos hoje. Isso é fazer uma boa gestão. E quem vai ganhar são os alunos e profissionais da Educação quando retornarem, pois encontrarão um ambiente adequado e bonito”, disse o gestor da pasta.

Atualmente a Escola Municipalizada Aldeia Velha conta com quase 400 alunos, do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) e 51 funcionários, nos turnos manhã e tarde. A unidade possui 9 salas de aula, sala de direção, secretaria, sala de professores, sala de coordenação, almoxarifado, cozinha, refeitório, despensa, banheiros, espaço de leitura, pátio e campo. A escola foi criada em 1906, na localidade de Perobas e passou por outras localidades, como Curuzu. Em 1965 recebeu o nome de Escola Estadual Aldeia Velha e se instalou no atual endereço. Em 2006 ela foi municipalizada e sua última manutenção e reparos foram em 2011.

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí