Em 18 de junho de 2021 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Servidores participam de capacitação sobre compras públicas

Controladoria - PMI (2)Nesta sexta-feira (18/06), a Secretaria Municipal de Governo (Setor de Compras) e a Controladoria Geral do Município promoveram uma capacitação para os servidores responsáveis pelas compras públicas de algumas pastas da Prefeitura de Itaboraí. O treinamento, que ocorreu no Salão Nobre da sede do executivo, foi realizado em duas partes. A primeira por webconferência com consultoras de Sistema de Banco de Preços Nacional e a segunda por servidores do Setor de Compras.

O primeiro módulo apresentou a forma de se fazer uma correta cotação de preços com fornecedores, como acessar os preços da tabela Sinapi — ferramenta pela qual o governo federal define os valores dos insumos e serviços necessários às obras e serviços de engenharia — e gerar relatórios completos e personalizados de acordo com o ornamento jurídico em vigor. Participaram do evento cerca de 30 servidores que agora irão ser multiplicadores dos ensinamentos para os outros funcionários de suas secretarias.

Já no segundo módulo, foram explicadas as modernas e atuais metodologias de pesquisa de mercado recentemente adotadas pela PMI, de acordo com a IN nº 02 do TCE.

“Muitos acham que cotar preços para uma compra pública é apenas jogar em um site de buscas. E não é bem assim, temos que respeitar os critérios previstos do Tribunal de Contas do Estado e seguir as orientações jurídicas estaduais e municipais. Tem toda uma metodologia a ser seguida, se o responsável pelo pregão público não segui-las corre o risco de ter o processo de compra invalidado”, explicou Rodrigo Martins, servidor responsável pelas compras públicas da Prefeitura.

A capacitação faz parte das mudanças internas propostas pela Controladoria Geral do Município e busca adotar as melhores práticas de gestão e auditoria pública em vigor no país. E assim, garantir mecanismo de controle internos evitando fraudes e disparidades nas finanças públicas. Segundo o Controlador Geral do Município, Castro Netto, para que haja uma boa gestão o governo é necessário que haja mais treinamentos com esses no município e eles serão realizados de forma cíclica para os servidores.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí