Em 28 de junho de 2021 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Controladoria realiza capacitação para fiscais de contratos

Controladoria - PMI (1)A Controladoria Geral do Município (CGM), realizou na manhã desta segunda-feira (28/06), a capacitação para gestores e fiscais de contratos do município de Itaboraí. O treinamento, que foi ministrado pelo Assessor de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM-RJ), Vitor Fernandes, foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença de 45 gestores e fiscais de várias secretarias do município, além dos secretários municipais de Planejamento, Marcus Vinícius; de Educação, Mauricílio Rodrigues e de Saúde, Sandro Ronquetti.

Com o objetivo de apresentar questões sensíveis no trabalho de gestão e fiscalização, ressaltando as responsabilidades e importância do efetivo acompanhamento dos contratos, Vitor Fernandes apresentou slides com observações pertinentes a função de fiscalização e também trouxe casos reais julgados pelo TCE em vários municípios.

Controladoria - PMI (2)“É de suma importância o acompanhamento do contrato, é um compromisso com o dinheiro público. O fiscal é o responsável por fazer os serviços públicos acontecerem como devem e sem desperdícios, agindo indiretamente para melhorar a cidade na qual exercem suas funções”, afirmou Fernandes.

A apresentação contou também com a demonstração de votos do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE-RJ sobre erros na fiscalização de contratos e punições aplicadas. A capacitação faz parte das mudanças internas propostas pela Controladoria Geral do Município e busca estimular as melhores práticas de gestão e controles administrativos existentes.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí