Central de Atendimento: (021) 2645-5278 | Secretarias Municipais
Clique aqui e confira todo nosso acervo disponível. São 12 mil exemplares dos mais variados títulos.
BIBLIOTECA MUNICIPAL
Joaquim Manuel de Macedo

HÁ QUASE UM SÉCULO E MEIO SERVINDO À POPULAÇÃO DE ITABORAÍ

Nosso Patrono: Joaquim Manuel Macedo foi romancista, poeta, cronista literário e dramaturgo e patrono da cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras. Sua obra é extensa e fez grande sucesso na época. Sua grande importância literária está no fato de ser considerado um dos fundadores do romance no Brasil e, certamente, um dos principais responsáveis pela criação do teatro no Brasil. Sua obra A Moreninha certamente foi a primeira obra da Literatura Brasileira a alcançar êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no Brasil. Além de A Moreninha, Macedo escreveu ainda outros dezessete romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos.

Em 07 de Setembro de 1873, foi fundada a Sociedade da Biblioteca Popular Itaborahyense por Joaquim Manuel de Macedo.

Já em 08 de dezembro do mesmo ano o acervo da Biblioteca tomava corpo. Seu funcionamento inicial se deu em salas da Câmara e Cadeia, atual prédio histórico da Câmara, em pleno Largo da Matriz, atual Praça Marechal Floriano Peixoto.

Os recursos para uma sede e instalações adequadas foram obtidos com a Exposição Municipal de Itaboraí, a primeira do gênero realizada no Império do Brasil.

A Biblioteca Popular foi aberta ao público em 1º de Janeiro de 1874, funcionando numa casa provisória. Teve como primeiro bibliotecário Francisco Joaquim Gomes.

Por volta de 1880 a referida biblioteca foi reinstalada em uma casa nas imediações da Igreja Matriz de São João Batista. Porém, em virtude de ser mantida durante décadas por uma sociedade de amigos beneméritos com o apoio do Poder Público Municipal, teve seu endereço alterado várias vezes. Em homenagem ao nosso ilustre literato itaboraiense, em 21 de março de 1939 a Biblioteca foi denominada Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo.

A partir de 1988, a Biblioteca passou a realizar eventos como “Lançamento de livros”, ”Simpósio de Arte Educação”, “Cursos”, “Exposições”, “Criação da Escola de Artes”, “Encontro com escritores”, entre outros. Em 2010 a Biblioteca Pública Municipal Joaquim Manuel de Macedo foi reinaugurada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, passando por uma nova etapa de sua existência, com um salão de pesquisas, uma sala infantojuvenil e um Telecentro Comunitário, abrindo as portas para um mundo maior de conhecimentos e possibilidades, assumindo assim seu papel educacional e cultural para a comunidade.

Em 2018, a Biblioteca Municipal atendeu a um público de 16 mil pessoas, demonstrando assim a sua importância histórica para o desenvolvimento e formação sociocultural de nossos munícipes, fato este que consagra os seus 145 anos de atendimento à população itaboraiense.

O acervo da Biblioteca Municipal é variado e multidisciplinar, percorrendo desde livros infantis, educacionais, educativos, técnicos, ficção, romances, obras clássicas e muitos outros, além de um vasto acervo de periódicos.

• FUNCIONAMENTO: A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo funciona de segunda à sexta das 8h às 17h, contando com a consulta informatizada a um acervo 12 mil exemplares, atendendo um público diverso entre alunos da rede pública municipal, estadual, particular, estudantes universitários, pesquisadores e membros da comunidade em geral. Além de local de pesquisa e leitura, a Biblioteca realiza empréstimo de livros, cadastro de sócios, serviços reprográficos externos, contação de histórias e utilização gratuita de computadores.

• PROJETOS EM EXECUÇÃO:

HORA DO CONTO – Atividade de contação de histórias que acontece previamente agendada para escolas e instituições no Espaço Macedinho, lugar este dedicado ao público infantojuvenil, e ofertada também aos grupos de alunos, crianças e jovens que procuram a biblioteca sem agendamento prévio. Sendo um projeto com a finalidade de promover a integração entre biblioteca e comunidade, despertando assim o interesse da leitura e o contato interativo com o livro.

VIAJAR SEM TIRAR O PÉ DO LUGAR – Projeto em que a Biblioteca, por meio de suas contadoras de histórias realiza visitas previamente agendadas às escolas e instituições diversas, levando toda a magia das histórias e contos.

ARTE EM TODA PARTE – Espaço aberto à exposição de linguagens diversas, em que artistas locais divulgam e expõe os seus trabalhos literários e/ou artísticos na Biblioteca Municipal.

TELECENTRO COMUNITÁRIO – Local que oferece acesso à Internet de banda larga gratuita para o público em geral, com objetivo de promover a inclusão digital e social.

CICLO DE PALESTRAS SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS – Palestras e rodas de conversa com pessoas dedicadas ao estudo de questões étnico-raciais que afetam a nossa sociedade.

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável